Sem categoria

PSB declara apoio para Marco Maia presidir a Câmara

O PSB declarou apoio à candidatura de Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito após reunião do presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com parlamentares do Estado.

Pesou na decisão da sigla o compromisso do petista de garantir espaço na mesa diretora para os partidos mais votados nas últimas eleições. O PSB elegeu 34 deputados.

Na busca pela reeleição, Maia tem viajado vários Estados para ampliar seu leque de apoio. Ontem, ele conquistou a adesão da bancada de deputados do Ceará, que elegeu 22 parlamentares em outubro.

Hoje, ele tem um jantar com o PR, com a participação do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Apesar disso, especula-se a possibilidade de Sandro Mabel (PR-GO) concorrer com uma candidatura avulsa.

No PT, o temor é que se repita o episódio de 2005, quando Severino Cavalcanti (PP-PE) concorreu como candidato avulso e venceu o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), que tinha o apoio da base governista e do então presidente Lula.

Recentemente, Maia obteve o apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que a princípio tinha cogitado a hipótese de lançar a candidatura do deputado Aldo Rebelo (SP) à presidência da Câmara, mas decidiu somar forças com o concorrente do PT, que tem origem operária e é identificado com as causas dos movimentos sociais.

Com informações do Valor