Deputados do PCdoB reforçam apoio à candidatura de Marco Maia

Visando manter a unidade da base do Governo na Câmara Federal, o Partido Comunista do Brasil deliberou, unanimemente, por apoiar a reeleição do deputado Marco Maia (PT-RS) na Presidência da Casa. O parlamentar, inclusive, estará em Salvador na próxima quarta-feira (19/1) para um jantar de campanha que contará com a presença dos três deputados do PCdoB baiano: Daniel Almeida, Alice Portugal e o recém-eleito, Edson Pimenta.

“Para nós, não haverá qualquer dificuldade em estarmos agregados à campanha de Marco Maia. Ao PCdoB, interessa fortalecer o governo da presidenta Dilma numa perspectiva de atendimento dos interesses nacionais e populares; e a Câmara dos Deputados é um componente de forças fundamental para esse fortalecimento”, destacou Alice.

Inicialmente, o partido havia cogitado lançar candidatura própria, com o nome de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), contudo, os fatores unidade e estabilidade ecoaram com mais veemência em torno do apoio a uma candidatura única. “O grande ganho que se tem é dar tranqüilidade ao Governo nesse início de mandato. Ter uma candidatura única da base dá segurança sobre a vitória maior e é uma demonstração a mais de unidade da base para outras batalhas que virão”, afirmou Daniel Almeida, que também é presidente estadual do PCdoB.

O jantar com Maia, articulado pela coordenação de campanha do candidato, integra a agenda de visita aos diversos estados para firmar compromissos e ouvir as demandas de cada região. Expandir o espaço de participação a todas as bancadas e parlamentares, inclusive, desponta com um dos desafios postos à nova legislatura. “Essa democratização é o grande esforço que se deve buscar fazer, quebrando um procedimento que, infelizmente, ainda acontece; de favorecimento de grandes bancadas e espaço apenas para líderes”, defendeu Almeida.

Uma maior transparência e divulgação das ações da Casa, ampliando o contato com a sociedade, também figura entre as incumbências do futuro presidente, cuja eleição será no início de fevereiro, após recesso do Congresso. “A Câmara precisa se fortalecer enquanto instituição, afirmando a sua autonomia e, quanto maior a autonomia, maior a harmonia com o Poder Executivo e Judiciário”, pontuou Daniel Almeida.

À frente das articulações, e com o apoio do PCdoB, o nome de maior força até o momento é mesmo o de Marco Maia. “É um bom colega, um deputado de caráter inquestionável, conduta cordata com os demais parlamentares e comprometido com a manutenção do projeto de mudança em curso no Brasil”, atestou Alice Portugal. A reunião para formalizar o apoio ao candidato será na quarta-feira, em Brasília.

De Salvador,
Camila Jasmin