Galo da Madrugada faz 34º desfile com clima nostálgico

Do JC Online 

Pela sexta vez, desde sua fundação em 1978, o bloco carnavalesco Galo da Madrugada muda seu itinerário para comportar melhor a multidão que fielmente o acompanha nos sábados de Zé Pereira.

A presidência da agremiação anunciou nesta quarta (12) o novo trajeto para 2011 que exclui a Rua da Concórdia e segue por vias mais amplas em direção à Av. Dantas Barreto.

Mas a mudança não tira o brilho e a importância da Rua da Concórdia para o Galo. A rua abrigará, paralelamente ao desfile oficial, o projeto Galo 78, por onde passarão orquestra de frevo no chão e agremiações tradicionais para os saudosos dos velhos carnavais. O corredor também funcionará na segunda (com encontro de Gigantes, Bloco do Cacique e Bloco das Ilusões e na terça-feira – dia do desfile do bloco infantil Pinto da Madrugada e outros blocos líricos.

Para o desfile que acontece em 5 de março, a estrutura continua semelhante: são 25 trios elétricos, em sua maioria comandados por atrações pernambucanas e convidados de outros estados, e a expectativa de comportar 1,6 milhão de foliões. Os inventimentos passam dos R$ 3 milhões.

Por enquanto foram confirmadas algumas atrações locais como os maestros de frevo Forró e Spok, Gustavo Travassos, Nena Queiroga, Almir Rouche, André Rio, Som da Terra, Capital do Frevo, Trombonada, Edilza, Gerlane Lops entre outros. Artistas nacionais ainda não fecharam contrato, mas o presidente Rômulo Meneses assegura que nomes populares dos mais diversos ritmos estarão presentes. "Esse casamento da nossa cultura com as outras expressões é importante, até para a divulgação da nossa cultura, eles levam daqui a maior lembrança da força do nosso frevo", afirma.

Com temática nostálgica, o Galo chega ao 34º ano fazendo reverências ao antigos carnavais, em que as tradições do frevo eram exaltadas. A clássica canção Voltei, Recife, quase um hino da cidade composto por Luiz Bandeira, é o lema da edição. Haverá ainda, na decoração proposta pelo cenógrafo Ary Nóbrega, homenagens aos compositores de frevo. O próprio Luiz Bandeira, assim como Antônio Maria, Nelson Ferreira, Matias da Rocha, João Santiago, Capiba, Edgar e Alírio Moraes estarão presentes em ilustrações que colorem os carros alegóricos.

São quatro carros dedicados visualmente ao frevo inspirados nas canções Voltei, Recife, Frevo da saudade, Vassourinhas, Oh, Bela e Evocação nº 1. Além das imagens dos maiores nomes do frevo pernambucano, as alegorias destacam ainda a arquitetura do Recife e seus símbolos como o bonde do bairro de São José.

Pelo Brasil – Além de arrastar mais de um milhão de foliões em seu desfile pelo centro do Recife, o Galo quer conquistar ainda mais fãs pelo Brasil. Repete o ensejo de levar um trio elétrico com artistas de frevo para o Carnaval de Salvador, na quarta-feira de cinzas numa parceria com Carlinhos Brown e pode ainda inaugurar a empreitada da caravana do frevo no Rio de Janeiro, ainda em fase de negociações.

Roteiro do desfile 2011 Galo da Madrugada:

Travessa do Forte
Forte das Cinco Pontas
Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)
Avenida Sul (sentido Afogados)
Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)
Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)
Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
Praça da Independência
Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
Rua do Sol (Praça da República)

Pontos de dispersão:Rua do Sol,Praça da República,Rua do Imperador,Cais José Estelita