Ministério da Pesca vai atuar no programa de combate à pobreza
O Ministério da Pesca será incorporado ao grupo de oito ministérios que atuará no Programa de Erradicação da Pobreza Extrema. “Temos condições de investir mais nos gargalos que impedem o desenvolvimento desse setor e podemos usar o pescado para garantir mais alimento à mesa dos brasileiros”, disse a ministra Ideli Salvatti. Além disso, lembrou ela, os pescadores artesanais integram o público alvo do futuro programa.
Publicado 10/01/2011 11:43
A tarefa foi passada pela presidente Dilma Rousseff à ministra da Pesca, Ideli Salvatti em audiência na última sexta-feira (7), no Palácio do Planalto. A reunião, que durou mais de uma hora, contou com a presença do Ministro da Casa Civil, Antônio Palocci.
A primeira tarefa solicitada pela presidenta é a participação do Ministério da Pesca nas reuniões e ações que serão definidas pelo grupo.
Segundo a ministra, a presidenta reforçou o desafio de também dar ênfase no potencial pesqueiro e aquícola brasileiro como um setor que pode contribuir para o crescimento econômico e sustentável do país. “Precisamos ampliar a produção e o consumo dessa carne, explorando responsavelmente todo este grande potencial”, destacou Ideli.
Atualmente, o país subiu a produção de 900 para 1,2 milhões de toneladas de pescado, podendo alcançar 20 vezes mais em 10 anos. O brasileiro também aumentou o consumo de 6,5 para 9kg habitante/ano, mas ainda não alcança o recomendado pela OMS, que é de 12kg por pessoa.