Reitor da Ufpi se nega a dar grau a formandos de História

Alunos foram informados que o motivo da negativa é o local escolhido para a solenidade.

Uma turma de formandos da Universidade Federal do Piauí está em polvorosa e vendo o sonho da formatura se transformar em um pesadelo. O motivo da frustração é que o reitor da Ufpi, Luiz de Sousa Santos Júnior, decidiu não dar grau aos alunos. Razão: o local escolhido para a solenidade.

De acordo com membros da Comissão de Formatura, a colação de grau foi agendada com antecedência para acontecer na próxima quinta-feira (6) na sede da Adufpi (Associação dos Docentes da Ufpi). Os alunos só foram informados da negativa do reitor no último dia 29, às vésperas das festas de fim de ano.

Sem justificativa aparente para recusar-se a dar grau aos alunos, que já tinham prontos convites e informado seus familiares e amigos da solenidade, o reitor não se pronunciou novamente sobre o assunto.

A diretoria da Adufpi emitiu nota na última terça-feira (04) em apoio aos alunos e repudiando a decisão do reitor. “A Diretoria da ADUFPI vem, portanto, em conjunto com Diretório Central dos Estudantes – DCE e Centro Acadêmico de Historia, dizer para a comunidade universitária e para a sociedade de um modo geral que além, de não concordar, repudia essa injustificável atitude desse senhor, que se acha investido no cargo de reitor de nossa Universidade. E dessa forma vem, também em conjunto com os signatários desta nota, se solidarizar com os formandos de História, seus familiares e amigos por esse constrangimento inesperado, trágico e absurdo”, diz o documento.