Patriota viajará à Argentina para negociar visita de Dilma
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, desembarcará na próxima segunda-feira (10) em Buenos Aires para negociar a primeira viagem ao exterior da presidente Dilma Rousseff.
Publicado 05/01/2011 09:15
A pauta da visita de Dilma à Argentina — que deve acontecer entre os dias 25 a 30 deste mês — inclui reuniões com a presidente argentina, Cristina Kirchner, e o ministro das Relações Exteriores, Héctor Timerman.
De acordo com a agência oficial de notícias da Argentina, a Telam, Timerman afirmou que a Argentina e o Brasil devem trabalhar para "superar os desequilíbrios comerciais". “Faz parte da agenda ver como podemos superar esses desequilíbrios comerciais." Segundo ele, atualmente a relação é favorável ao Brasil.
Antes da chegada de Dilma, Cristina Kirchner fará uma série de viagens a países do Golfo Pérsico, como o Kuwait e Catar. Timerman disse que a Argentina tentará se tornar "sócio" da Turquia para ser "a porta de entrada para produtos turcos na América Latina”. “[Essa iniciativa] vai permitir o uso dos portos turcos e centros de distribuição em toda a área de influência turca.”
Peru e Paraguai
Até março, a agenda de Dilma também incluirá viagens ao Peru, em meados de fevereiro, e em seguida, ao Paraguai. No Peru, ela participa da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa) — que é um mecanismo de cooperação interregional e um fórum de coordenação política, cujo objetivo é aproximar os líderes de duas regiões nas área política, econômica e cultural.
Dilma pretende ir ao Paraguai, em março, segundo informações do presidente paraguaio, Fernando Lugo, divulgadas nesta terça (4) por meio do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Roque Gonzalez Benitez. Segundo Benitez, o objetivo é reforçar o relacionamento entre os dois países.
Informações da Agência Brasil