Publicado 05/01/2011 11:57 | Editado 04/03/2020 16:32
A Saúde Pública do Ceará só tem a ganhar com a permanência do médico Raimundo José Arruda Bastos, como secretário da Saúde do Estado. Ele já vinha exercendo o cargo, desde 1º de abril de 2010, quando demonstrou competência e sensibilidade administrativa. Desde o início do governo Cid Gomes, Arruda Bastos ocupava a função de secretário executivo da Sesa.
Nascido em Fortaleza e pertencendo à tradicional família de Baturité, o secretário da Saúde graduou-se em Medicina, no ano de 1979, pela Universidade Federal do Ceará, especializando-se em Oncologia. Durante sua trajetória de médico, já exerceu as funções de diretor do Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará, de 2005 a 2006, da rede de clínicas Prontoclínica e é concursado do Hospital da Polícia Militar do Ceará.
Além da atividade médica, o Dr. Arruda tem atuação na vida política, sendo filiado ao PCdoB, desde 2004, foi suplente de deputado estadual, pelo PDT, em 1990 e suplente de vereador de Fortaleza, em 1992.
Evidentemente, ainda são imensas as carências na área da Saúde Pública do Brasil, porém, durante o primeiro mandato do governo Cid Gomes, de 2007 a 2010, foram alcançados avanços significativos nesse setor, no Ceará, quando gerenciava a pasta o também médico João Ananias Vasconcelos Neto e Arruda Bastos era o secretário executivo.
As construções das policlínicas, dos Centros Especializados em odontologia, das Unidades de Pronto Atendimento- UPAs, reforma e ampliação de hospitais, possibilitaram a melhoria do atendimento aos usuários do SUS, na Capital e Interior.
Portanto, o secretário Arruda Bastos, certamente, tem a consciência de que "a saúde é o ajustamento contínuo e perfeito do organismo com o meio ambiente", definição desde a Grécia antiga. Aliás, o ex-presidente Kennedy já dizia "que se mede o grau de desenvolvimento de um país pelo cuidado que ele dispensa à medicina preventiva". Afinal, temos a certeza de que no término do segundo mandato do governo Cid, a saúde pública do Ceará terá um novo perfil com os projetos, programas e ações preventivas, que serão implementadas nos próximos quatro anos.
Ivan Mendes é jornalista
Fonte: Diário do Nordeste
Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho