Chico Lopes: “Em dia histórico, Lula confirma refinaria no Ceará”
“É um dia histórico para o Ceará, para o desenvolvimento do nosso Estado e o futuro da nossa gente”, afirma o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), sobre a solenidade de lançamento da pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium II, da Petrobras, no complexo do Pecém, nas proximidades de Fortaleza.
Publicado 30/12/2010 10:45 | Editado 04/03/2020 16:32
A cerimônia contou com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, em sua última visita ao Estado, como presidente da República. “Essa é a concretização de um sonho que vem de mais de 50 anos de trabalho de vários setores e dos movimentos sociais. E que veio a se tornar real agora, com um operário na presidência da República”, destaca Chico Lopes.
Para Lopes, a história da luta pela refinaria no Ceará guarda capítulos importantes, como as promessas de antigos gestores – atualmente na oposição – de viabilizar o empreendimento através de empresas estrangeiras. “Precisou haver um presidente como Lula para que a refinaria enfim tivesse a chance de sair do papel, e feita pela Petrobras”, enfatiza o deputado.
“Também é preciso reconhecer o importante papel que várias instituições, como a Universidade Federal do Ceará, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Fortaleza, cumpriram ao longo de todo esse tempo”, acrescenta Lopes, que fez da luta pela refinaria no Ceará uma de suas principais bandeiras, desde seu primeiro mandato como vereador na capital cearense, no início dos anos 80, também coordenando o Comitê Pró-Refinaria, na Assembleia.
“Esse marco da pedra fundamental, colocada hoje, é muito importante. Significa que a refinaria se encaminha para passar de um sonho de tantas décadas à realidade, trazendo grandes benefícios para opovo do Ceará. Por isso, sugerimos também a reativação do Comitê Pró-Refinaria, para acompanhamento e fiscalização dos trabalhos de construção desse empreendimento tão importante, ajudando a manter o tema em debate e a driblar as armadilhas da burocracia”, afirma.
“É um grande dia parao Ceará. A refinaria se une ao projeto São Francisco e à ferrovia Transnordestina, em um conjunto de projetos capazes de dar um novo impulso ao Estado e ao Nordeste como um todo. Por isso, entre outros motivos, Lula deixa a presidência muito mais querido pelos cearenses do que quando tomou posse”, sublinha. “Estaremos cobrando da presidente Dilma e confiando que ela manterá o mesmo compromisso com esse novo Nordeste”.
Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)