SNA busca intervenção do MPT para retomar negociação com empresas
Reunião com as entidades sindicais está agendada para o próximo 30 de dezembro
Por Cláudia Fonseca do Sindicato Nacional dos Aeroviários
Publicado 29/12/2010 16:15 | Editado 04/03/2020 16:42
Após a série de paralisações organizadas nos aeroportos do país pelos profissionais da aviação, o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) pede a intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT) em uma nova rodada de negociação com as companhias do setor. A reunião está agendada para o dia 30 de dezembro, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.
O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) já garantiu 8% de reposição salarial, mas aeronautas e aeroviários não aceitam fechar acordo com proposta abaixo de dois dígitos. A reivindicação dos trabalhadores é de 13% reajuste.
Possibilidade de paralisação
Sites de informação publicaram que alguns sindicatos aceitaram a proposta das empresas de fechar negociação com 8%. Mas Selma Balbino, presidente do SNA, afirma que essa informação não corresponde à realidade. “As negociações ainda não terminaram. A divulgação desse tipo de notícia tem como objetivo dividir os sindicatos e confundir a opinião pública”.
Os trabalhadores continuam insatisfeitos e em estado de greve. Se houver consenso entre as entidades sindicais, o resultado da negociação do dia 30 pode apontar para uma paralisação nos aeroportos em 1 de janeiro, por ser a data da posse dos políticos em Brasília. A sugestão foi dada pelos próprios passageiros, no link fale conosco, no site do SNA
Além da reposição salarial, as categorias reivindicam uma série de cláusulas sociais, como prorrogação da licença maternidade, 30% de reajuste nos pisos, criação de pisos para algumas funções e aumento na cesta básica.
do Vermelho Capixaba com o SNA – Sindicato Nacional dos Aeroviários