Sobral: Agentes de Trânsito em Estado de Greve
Os agentes de trânsito de Sobral estão em estado de greve desde a última quinta-feira (24/12). A decisão veio em função de uma série de reivindicações que há mais de um ano a categoria vem tentando negociar com a Prefeitura de Sobral, sem nenhum avanço.
Publicado 27/12/2010 09:41 | Editado 04/03/2020 16:32
Após uma audiência de conciliação na justiça, os agentes decidiram não entrar em greve, mas ficarem em estado de greve, onde todos os serviços serão realizados, sem nenhum prejuízo para a gestão e a população.
A categoria permanecerá em estado de greve até a próxima terça-feira (28/12), data estabelecida pela audiência de conciliação para que a Prefeitura apresente resposta objetiva às reivindicações dos trabalhadores do trânsito de Sobral.
As reivindicações dos agentes de trânsito de Sobral, que deram origem ao movimento grevista e que há mais de um ano vêm sendo pautada pela categoria através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (SINDSEMS), são:
– Correções salariais dos agentes de trânsito que prestaram concurso do nível médio e em nenhum momento foram observadas as complexidades, responsabilidades ou natureza de cargo;
– Gratificação de atividade de trânsito em percentual de 50% do salário base;
– Pagamento de gratificação de insalubridade em 20% do salário base;
– Fim da militarização do efetivo de trânsito municipal;
– Pagamento de horas extras relativo às horas excedentes e fim do banco de horas;
– Realizar concurso público em provimento efetivo para contratação de no mínimo 35
agentes de trânsito;
– Manutenção das escalas de revezamento de 12 x 36 h e de 8 x 18 h aos agentes de trânsito.
O SINDSEMS, diante da tentativa de negociação com a Prefeitura de Sobral e a sua negativa, considera vitoriosa a iniciativa de greve e a sua mudança para estado de greve, em função da conciliação proposta pela justiça, uma vez que o diálogo com o poder local estava inviabilizado e sem nenhuma possibilidade de avanço.
O SINDESEMS e os agentes de trânsito têm a clareza de que é fundamental oferecer à população um serviço de qualidade, mas considera que para isto é fundamental a valorização dos servidores e a garantia dos seus direitos.
Desde o início do processo de negociação com a Prefeitura de Sobral, há mais de um ano, o SINDSEMS e os agentes de trânsito sempre buscaram o acordo para evitar transtornos à população sem, no entanto, obter uma maior sensibilização por parte do poder local.
Estaremos aguardando o cumprimento do acordo de conciliação e mobilizados para as medidas necessárias para a garantia de um serviço público de qualidade com respeito aos servidores públicos municipais.
Fonte: SINDSEMS