Prefeitura anuncia entrega do PV para o Campeonato Cearense 2011
Na manhã desta segunda-feira (20/12), imprensa e autoridades estiveram reunidas para coletiva e visita guiada ao Presidente Vargas.
Publicado 21/12/2010 11:01 | Editado 04/03/2020 16:32
O estádio Presidente Vargas será reinaugurado no início de 2011, durante o Campeonato Cearense, e sediará, portanto, os jogos decisivos da disputa estadual. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20/12) pela manhã, durante coletiva convocada pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e lazer (Secel) e da Secretaria Executiva Regional (SER) IV. “O prazo para finalizarmos o PV é até dia 28 de março, mas entregaremos antes”, informou o Coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Geraldo Accioly. Na oportunidade, ele explicou que “o PV não foi apenas reformado. Ele teve toda a sua estrutura de apoio modificada. Portanto, a segurança da obra é a prioridade”.
O representante da Federação Cearense de Futebol, Marcos Augusto, presente ao evento, disse reconhecer a importância do estádio Presidente Vargas. “O futebol cearense perdeu muito com o PV fechado, mas o estádio se tornará o palco principal de grandes jogos”. Segundo ele, “em nenhum momento a Federação foi pega de surpresa com algum passo da obra. Estamos felizes com o investimento da Prefeitura. O futebol cearense só tem a ganhar e a agradecer”. Marcos Augusto ainda informou que, na última sexta-feira (17), durante reunião com o governador Cid Gomes, foi acertado que o estádio Castelão estará disponível até o final de março para o Campeonato Cearense. Ele ainda adiantou que, até quarta-feira (22), será divulgada a nova tabela dos jogos, com os respectivos campos onde serão disputados.
Cerca de 80 pessoas, entre imprensa e autoridades, estiveram reunidos para o café da manhã, servido no Hotel Sonata, na Avenida Beira Mar. A coletiva foi seguida de visita ao PV, quando as autoridades presentes deram mais esclarecimentos sobre o andamento das obras. No local, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf), Luciano Feijão, explicou que o estádio será outro quando for entregue. “O torcedor vai se assustar positivamente quando chegar ao PV. É a recuperação de um estádio com 70 anos. O que vai ser mantido será somente a fachada histórica do PV antigo”. Segundo ele, falta pouco para que a obra seja concluída. “No momento, várias frentes de serviço estão trabalhando na impermeabilização do concreto, instalação dos assentos e acabamento das áreas internas do estádio. Também serão realizados os testes na estrutura, de carga dinâmica e estática”.
O coordenador de Equipamentos Esportivos do Município, Ciro Thiago, detalhou que “o momento agora é o de modernização e procedimentos estéticos, com pinturas e revestimentos com cerâmica”. Além disso, segundo ele, “o PV atenderá às exigências mínimas da FIFA e Estatuto do Torcedor, de segurança e modernidade, atendendo às necessidades da comunidade esportiva e sociedade em geral”. No local, por exemplo, haverá quatro entradas para os torcedores, cada uma com 10 catracas eletrônicas que identificam cada torcedor por foto e dados cadastrais; além de 135 câmeras de monitoramento instaladas por todo o estádio para garantir a segurança dos presentes.
O secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), Evaldo Lima, destacou como uma das principais características do “Novo PV”, a sua representatividade democrática e participativa, tendo em vista que vários encontros foram realizados com a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC), Comissão de Vereadores, Ministério Público, CREA-CE, Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (Copedef), dentre outras entidades e organizações, com a finalidade de adequar o estádio às necessidades de seus usuários. “Teremos um estádio apto a receber jogos de competições como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, e ainda funcionar como centro de treinamento para as equipes que virão para Fortaleza participar da Copa do Mundo Fifa 2014”.
Durante o evento, outro anúncio foi feito. Segundo Geraldo Accioly, na última semana foi concluído o processo de regularização e obtenção da escritura de imóvel do estádio Presidente Vargas. “Através de uma ação de Usocapião, o terreno foi regularizado e conferido à Prefeitura. Após 70 anos, o PV é, de fato e de direito, da Prefeitura de Fortaleza”. Participaram da coletiva, além dos citados, o presidente do Ferroviário, Luiz Gonzaga Neto; o chefe da Comissão de Vistoria do Crea-CE, Mário Elísio; e o presidente da APCDEC, Edilson Alves.
Fonte: Secel