Com Lula, 13 milhões conquistaram acesso à energia elétrica
O balanço de oito anos do programa Luz para Todos mostra que, até novembro, mais de 13 milhões de pessoas foram beneficiadas com luz elétrica nas suas casas. Será alcançada até o final de dezembro cerca de 90% da meta para 2010, de 2,6 milhões de famílias atendidas.
Publicado 20/12/2010 09:16
A expectativa do diretor do programa, Aurélio Pavão de Faria, é de que até abril de 2011 a previsão seja integralmente cumprida. Ele destacou que nos estados da Bahia, do Pará, Maranhão e de Minas Gerais foram feitas mais de um milhão de ligações elétricas. Do total de R$ 13,5 bilhões para o programa, foram liberados R$ 9,2 bilhões. O balanço foi divulgado na quarta-feira (15).
Prioridades para 2011
Para o próximo ano, entre as prioridades do Luz para Todos estão as comunidades quilombolas, onde mais de 100 mil pessoas já foram atendidas, os assentamentos rurais, nos quais mais de 1 milhão de pessoas já receberem luz elétrica e as comunidades indígenas.
O ministro de Minas e Energia, Marcio Zimermman, disse que o Programa Luz para Todos deu uma grande contribuição para reduzir as desigualdades no País. “Hoje podemos comemorar que o setor elétrico deu uma grande contribuição para corrigir as distorções do nosso País”, disse. “Quando você vai para a Amazônia, para o Nordeste vemos o efeito que tivemos [com a energia elétrica nas comunidades]”, completou.
O Luz para Todos foi lançado em novembro de 2003 para levar energia elétrica a todos os municípios brasileiros. A coordenação do programa é do Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural.
Fonte: Em Questão