"Carta" coletiva dirigida a Dilma já percorreu 450 quilômetros
Caminhada de São Paulo a Brasília, para levar carta com pedidos de brasileiros à presidente eleita, já percorreu mais de 450 km em 20 dias
Publicado 10/12/2010 15:48
Vinte dias de caminhada, quase vinte cidades visitadas, mais de 450 km percorridos e muitos pedidos recebidos. É esse o balanço de “Carta de um brasileiro”, movimento sem qualquer vínculo partidário ou institucional que partiu de São Paulo no dia 21 de novembro com um destino: ir a pé até Brasília para entregar a Dilma Rousseff, no dia de sua posse, em 1º de janeiro, uma carta com reivindicações da população brasileira.
O idealizador do projeto, Backer Ribeiro Fernandes, professor universitário de comunicação, percorre diariamente cerca de 30 km e chega neste final de semana a Uberaba, no Triângulo Mineiro. Ao longo da caminhada, Backer visita entidades e prefeituras para divulgar a ideia de que qualquer brasileiro pode participar da política, levando suas reivindicações diretamente à presidente. Assim, a quem cruza em caminho ele pergunta: “o que você pediria à presidente se a encontrasse pessoalmente?”
Os pedidos até agora recebidos dizem respeito, prioritariamente, à saúde, seguidos por educação, moradia e emprego. Mas há também questões específicas, como criação de uma política de adoção de crianças e instalação de uma universidade federal em Ribeirão Preto.
Pedidos pela internet – A ideia de percorrer cidades brasileiras com uma carta de reivindicações surgiu em 2008. “Pensávamos escrever uma carta para o Lula com pedidos para a melhoria de vida”, explica. Desde então o movimento “Carta de um brasileiro” tomou novas proporções e Backer resolveu caminhar rumo ao Distrito Federal com a missão de entregar o documento.
Os pedidos podem ser registrados também pelo site www.cartadeumbrasileiro.com.br. “Até o dia 23 de dezembro, qualquer brasileiro pode registrar seu pedido. A partir daí, vamos reuni-los na carta a ser entregue"