Ceará: Chico Lopes é contra redução de ICMS de bebidas quentes

Em pronunciamento realizado esta terça-feira (07/12), na tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) fez um apelo ao governador Cid Gomes para que desista de reduzir o ICMS cobrado para importação de bebidas quentes através do Ceará. A mensagem que reduz a alíquota do ICMS para importação de diversos produtos – entre eles, as chamadas “bebidas quentes” (como uísque, vodca e conhaque, excluindo cachaça e cerveja) – aguarda votação no Legislativo cearense.

“Faço um apelo ao Governo do meu Estado, ao governador Cid Gomes, para que retire da Assembleia Legislativa o projeto sobre isenção do álcool, que baixa o valor dos impostos sobre bebidas”, afirmou Chico Lopes.

“O meio médico e a sociedade de uma forma geral estão apelando para o governador, porque isso representaria um prejuízo. Sabemos do valor gasto com vícios, principalmente com álcool, proveniente do orçamento público. Esse vício é aceito pela sociedade, mas o prejuízo que causa à família, à pessoa em si e ao orçamento público é de grande repercussão”, acrescentou o deputado, citando a mobilização de médicos cearenses, contrários à redução do ICMS para as bebidas.

“Faço coro com os médicos nesse pedido ao Governo do meu Estado”, complementou Chico Lopes.

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Federal Chico Lopes