Sem categoria

Em premiação cultural, Lula ouve apelos pró-Juca Ferreira

Em clima de despedida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Cultura Juca Ferreira participaram nesta quinta-feira (02) da entrega do prêmio Ordem do Mérito Cultural 2010, no Teatro Municipal, no Rio. A plateia, formada por artistas e por pessoas que trabalham na área cultural, recebeu o ministro aos gritos de "Fica, Juca", confirmando um movimento que se formou na classe artística e que pede a permanência do ministro no governo da presidente eleita Dilma Rousseff.

Ao discursar, no final da premiação, o presidente Lula afirmou que gostaria que a presidente eleita estivesse no teatro para ouvir os apelos. "Eu vi que, quando você foi anunciado, gritaram 'fica, Juca; fica, Juca'. É uma pena que a companheira Dilma não esteja aqui para ouvir", afirmou o presidente, comparando a situação à despedida de Pelé no Maracanã.

Leia também:
 
"E não sei se você fica, mas eu quero dizer do fundo do meu coração que agradeço eternamente o fato de ter tido você como meu ministro da cultura no segundo mandato", declarou o presidente. 

Lula afirmou ainda que independentemente de Juca Ferreira, a quem chamou de Juquinha, permanecer no ministério, ele continuará a fazer um bom trabalho, já que não é o tipo de pessoa que precisa de cargo.

O presidente também falou sobre o futuro fora da presidência. Ele disse que, a partir de 1º de janeiro, pretende desfrutar a vida. Como exemplo, o presidente citou um dos homenageados da noite. "O Vinícius de Moraes é que soube viver. Tenho vergonha de não ter tido a coragem de viver a vida como ele viveu. 'Deixa a vida me levar', escreveu Zeca Pagodinho tantos anos depois de Vinícius dar aquela demonstração de sabedoria de vida", confessou.

Juca Ferreira aproveitou o evento para lembrar realizações do ministério no governo Lula, tanto em seu período quanto no de seu antecessor, Gilberto Gil. "Esta é a ultima entrega da Ordem do Mérito do governo Lula, que foi um governo que tratou, pela primeira vez, a cultura como uma necessidade de todos os brasileiros. Hoje mesmo assinei uma portaria que estabelece que os municípios só terão acesos aos recursos do ministério se mantiverem suas bibliotecas abertas", afirmou. “Tratamos de forma igualitária todas as diversas manifestações culturais aqui presentes”, completou.

O prefeito do Rio Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral também participaram da cerimônia, que premiou, entre outros, Glória Pires, Hermeto Pascoal e Leonardo Boff. No início da premiação, o presidente Lula sancionou o Plano Nacional da Cultura, que vai definir as diretrizes da política cultural pelos próximos 10 anos.

O grande patrono da noite, Darcy Ribeiro, foi lembrado e saudado por meio de suas próprias palavras transcritas ou ditas por meio de imagens e vídeos que tomaram conta da festa no palco.

Cabral abriu a cerimônia comparando o presidente Lula a Pelé e Picasso. "É o melhor, o maior, o extraordinário (presidente). Não sei se daqui a 100 ou 200 anos produziremos algo igual", disse Cabral.

A Ordem do Mérito Cultural é uma homenagem que o Governo Federal concede desde 1995, em reconhecimento à contribuição de pessoas, grupos artísticos, instituições, iniciativas ou movimentos culturais à cultura brasileira. Já foram concedidas cerca de 400 condecorações.

Com agências