Comunistas na disputa do diretório estudantil da UFPA
A União de Jovens Socialistas (UJS) e integrantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no Pará, estão na Chapa 1 “A UFPA que queremos” concorrendo as eleições do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Publicado 02/12/2010 13:01 | Editado 04/03/2020 16:53

De acordo com Márcio Marcelo Souza, a eleição que iniciou ontem (01) segue até as 21 horas de hoje (02). “Com certeza teremos o resultado ainda hoje”, pontuo. Além dos comunistas, os militantes do PT e do PDT também integram a Chapa 1 que fazem oposição a chapa da situação, a Chapa 2 que está concorrendo com o tema: “Agora só falta você”.
A Chapa 1 apresentou diversas propostas para mudar a situação atual do DCE/UFPA, dentre estas destacamos: Educação Pública de Qualidade, Assistência Estudantil com destaque para a bandeira de luta que pede o RU – Restaurante Universitário noturno e o fim das filas. Já no que tange a Cultura, a oposição que ressuscitar o “Festival de Música Universitária”.
Outra proposta da Chapa1 que chama atenção é a criação da lista pública de freqüência dos professores, que usa um mecanismo de controle e transparência para evitar a falta do professor em sala de aula. O respeito às diversidades de gênero e orientação sexual também está no conjunto de propostas. Existe ainda projetos para área de esporte e na comunicação. A “UFPA que queremos” pretende criar o portal de noticias e a ouvidoria como canal de comunicação entre os dirigentes e a comunidade acadêmica.
Em síntese as propostas da Chapa 1 quer uma gestão envolvida com as questões sociais e as causas da grande maioria do povo. “Queremos um DCE diferente e aberto para todos os estudantes, ativo e com propostas concretas, por isso acreditamos na vitória”, frisou Márcio Marcelo Souza, membro da Chapa1.
De Belém;
Isa Arnour