Livro questiona uso da TV pública digital

O que muda nas TVs públicas com a chegada da TV digital interativa? Que papel político devem assumir estas emissoras, para que a tecnologia facilite a que sejam menos governamentais e mais centradas no interesse coletivo, no diálogo e na inclusão? Estas são as questões que movem o jornalista Alberto Perdigão, no livro que lança este mês, em quatro cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Teresina e Fortaleza.

Comunicação Pública e TV Digital: interatividade ou imperatividade na TV

A obra intitulada Comunicação Pública e TV Digital: interatividade ou imperatividade na TV pública é resultado da pesquisa que o jornalista realiza sobre a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação aplicáveis à televisão, para o fortalecimento da gestão pública e da democracia.

Comunicação Pública e TV Digital é uma publicação da Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUece, tem 260 páginas e está divido em cinco capítulos. O primeiro trata da comunicação como direito, o segundo sobre comunicação na gestão pública, o terceiro aborda o conceito de comunicação pública – que se fundamenta da Teoria do Discurso, do alemão Jürgen Habermas, e se instrumentaliza com o teórico francês Pierre Zémor. Um quarto capítulo trata da TV pública no advento da TV digital interativa. E, finalmente, o sexto capítulo analisa as condições tecnológicas e políticas da TV Ceará (a primeira emissora estatal estadual a transmitir em digital) para que se transforme em canal de interatividade e a serviço do diálogo entre governo e cidadãos.

Lançamentos

O primeiro da série de lançamentos de Comunicação Pública e TV Digital será realizado quarta feira (1), dentro da programação cultural da Expo Brasil – Desenvolvimento Local, que será realizada até sexta feira, no Centro de Convenções Sulamérica (Av. Paulo de Frontim com Av. Presidente Vargas), no Rio de Janeiro. Segunda (6), a noite de autógrafos será na livraria Moviola (Rua das Laranjeiras, 280), em Laranjeiras. Em Teresina, o lançamento será realizado dia 7, no Seminário de Comunicação Pública Municipal, na Federação das Indústrias do Piauí. O lançamento de Fortaleza, será dia 8, na livraria Cultura (Av. Dom Luis com A. Virgílio Távora) e, em Brasília, dia 9, dentro do congresso anual de comunicação da Embrapa, que acontece no hotel Comfort (Setor Hoteleiro Norte Quadra 4 – Bloco D).

Perfil do autor

O jornalista e professor universitário Alberto Perdigão (47) é mestre em Políticas Públicas e Sociedade, especialista em Comunicação Social Propaganda e Publicidade e tem curso de aperfeiçoamento em Roteiro para Rádio e Televisão na Radiotelevisión Española – RTVE. Ensina Telejornalismo na Universidade de Fortaleza – Unifor. Atua em projetos de comunicação pública, TV pública e interatividade digital. Participa dos grupos de pesquisa Interação Humano Computador (na linha Qualidade da Interação e em Uso para TV Digital), na Unifor, e de Hipertexto Gêneros Digitais e Educação à Distância – Hiperged (linha Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização), na Universidade Federal do Ceará. Foi apresentador de aulas pela televisão, repórter, chefe de reportagem, depois editor do núcleo da Rede Globo em Fortaleza e editor-apresentador do telejornal Bom Dia Ceará. Quem quiser entrar em contato com o jornalista pode ligar para (85.9909.8639) ou escrever para aperdigao@terra.com.br.

Serviço

Lançamento em Fortaleza do livro "Comunicação Pública e TV Digital: interatividade ou imperatividade na TV"

Data: Quarta-feira (08/12)
Hora: A partir das 19h
Local: Livraria Cultura (Cruzamento das Avenidas Dom Luis e Virgílio Távora)