Com vasta programação, Vila Ellery comemora 54 anos
As festividades de comemoração dos 54 anos do bairro Vila Ellery começaram neste domingo (28/11). Durante todo o dia foram oferecidas atividades como jogos, ginástica, massagem e esportes radicais. A programação segue até a próxima sexta-feira (03/11) quando ocorrerá uma manhã de prestação de serviços e show de artistas locais, na praça e na sede da Associação.
Publicado 29/11/2010 10:54 | Editado 04/03/2020 16:32
Ao longo da semana haverá cortejo cultural pelas ruas do bairro Ellery, palestra com o tema “Defesa do Consumidor”, Cinema na Praça e mobilização no Dia Mundial de Combate à AIDS com prestação de serviços e participação de escolas
A ação é desenvolvida pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) e atendeu a um pedido da vereadora Eliana Gomes.
Um pouco da história
Segundo o historiador Raul Campos, que coordenou a pesquisa de resgate da história do Bairro Ellery, por ocasião do 2º Encontro Social do Bairro Ellery, em 2005, “O loteamento Parque Themóteo dá origem as duas principais ruas da então Vila Ellery: as ruas Major Veríssimo e Gilberto Câmara. Nas proximidades da Av. Sargento Hermínio, na época apenas uma vereda que ligava os bairros Monte Castelo e Cachoeirinha, hoje Presidente Kennedy, passando nas Quatro Bocas, hoje Olavo Bilac, as famílias começavam a fixar residência, aí também havia a Hospedaria Getúlio Vargas, construída para atender aos retirantes que chegavam do interior do estado fugindo da seca, mas acabou servindo mesmo para alojar os desabrigados das cheias da época. O açude João Lopes era represado na, hoje, Av. Sargento Hermínio nas terras de Odete Pacheco, próximo ao forno crematório (hoje garagem da Expresso Guanabara), onde se colocava o lixo coletado em Fortaleza, um açude que transbordava alagando os bairros Monte Castelo, Floresta, Brasil Oiticica (parte do Jacarecanga) e adjacências. Nesta década, e em outras depois, o açude serviu de lazer para as pessoas da região, para banhos, pescaria em anzol e landuá, e para as lavagens de roupa realizadas pelas “lavadeiras das cacimbas do João Lopes”, que deixavam as roupas estendidas às margens do açude, sem preocupação de que fossem roubadas, a água do açude era límpida servindo para o consumo das pessoas.
Sobre a criação oficial do bairro, Raul lembra que “no ano de 1956, no dia 31 de dezembro, a Vila Ellery passa a bairro Ellery oficialmente, através de Lei aprovada na Câmara Municipal e assinada pelo então prefeito Acrizio Moreira da Rocha. Ficando com os seguintes limites: a leste, rua Melo Gusmão, no bairro de Monte Castelo; a oeste, Av. Dr. Theberge, no Bairro de Floresta; ao sul, Av. Sargento Hermínio, no bairro de São Gerardo; e ao norte, Av. Tenente Lisboa, no bairro de Carlito Pamplona.” (Esse história você pode continuar a leitura AQUI.)
Programação
30/11 (terça-feira)
18h – Cortejo cultural pelas ruas do bairro Ellery, com o Maracatu Nação Fortaleza
Saída: Praça da Associação
01/12 (quarta-feira)
8h – Palestra “Defesa do Consumidor” com o PROCON (sede da Associação – Rua Almeida Filho, 326)
19h – Cinema na Praça na Praça da Associação
02/12 (quinta-feira)
7h – Mobilização no Dia Mundial de Combate à AIDS com prestação de serviços e participação de escolas (Polo de lazer da av. Sarg. Hermínio)
19h – Assembléia do Programa Esporte na Comunidade (sede da Associação)
03/12 (sexta-feira)
8h – Manhã de prestação de serviços e atividades culturais (praça e sede da Associação)
Nos dias 2 e 3 uma equipe de educadores sociais da Fundação de Saúde farão palestras, exposições e visitas domiciliares no bairro, pela manhã.
Fonte: Sítio do Bairro Ellery