Haiti vai às urnas em clima de tensão e incertezas
Uma mulher, um engenheiro e um cantor são os três principais concorrentes às eleições presidenciais haitianas que se realizam neste domingo (28) num ambiente de tensão e incertezas. O eleitorado escolherá o presidente da República, 11 dos 30 senadores e 99 deputados.
Publicado 28/11/2010 10:43
Mirlande Manigat, ex-senadora e líder do agrupamento Reunião dos Democratas Progressistas e Nacionalistas, Jude Celestin, do governista Partido Unidade, e Michel Martelly, da legenda Respeito, são os favoritos na contenda eleitoral.
As últimas sondagens de intenção de voto realizadas pelo instituto Oficina de Pesquisas e Informática para op Desenvolvimento Econômico e Social do Haiti, apontam o favoritismo de Manigat, com 36 pontos percentuais de adesão. Em segundo lugar aparece Celestin.
Foram instaladas em todo o país 11 mil mesas de votação e 1.500 centros eleitorais.
Las cabinas de sufragio estarán abiertas desde las seis de esta mañana hasta las cuatro de la tarde para que acudan los 4,7 millones de electores previstos.
Observadores internacionais da Comunidade do Caribe (Caricom), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Européia e outras instâncias multilaterais supervisionarão a eleição.
A votação se realizará em meio a um forte dispositivo de segurança, em vigor desde a noite de sábado (27). Foram estabelecidas normas que proibem a circulação de pessoas a 150 metros dos centros de votação, a venda de bebidas alcoólicas ou gasolina em vasilhas.
Fonte: Prensa Latina