Sem categoria

Jovens pedem apoio para ida do Brasil ao Mundial da Juventude

Os jovens brasileiros que querem garantir participação do País no 17º Festival Mundial da Juventude que acontece entre os dias 13 e 21 de dezembro, em Joanesburgo, África do Sul, estiveram em comitiva, nesta terça-feira (23), no Congresso Nacional, para pedir aos parlamentares apoio para sua ida ao evento e divulgar o conteúdos dos debates e sua importância para as juventudes democráticas.

A comitiva estava acompanhada de Abner Mossafe, diretor de Relações Internacionais da Agência Nacional de Desenvolvimento da África do Sul e presidente do Comitê Organizador do evento. Ele substitui ao presidente da entidade, Andile Lungisa, que não pode vir ao Brasil.

O vice-presidente da Federação Mundial das Juventudes Democráticas/América Latina, promotor do evento, André Torkasky, disse que eles elaboraram um abaixo-assinado de senadores e deputados apoiando o pleito ao Governo Brasileiro para ceder um voo da Força Aérea para levar a delegação de cerca de 150 jovens – representantes das organizações estudantis e juvenis que lutam contra o imperialismo e pela paz – para o Festival.

“Esse festival vai refletir acerca da importância que tem hoje no cenário mundial potências médias no sentido de fortalecer o mundo multipolar”, explica Torkasky, que é presidente da União da Juventude Socialista (UJS), destacando as palavras do texto entregue aos parlamentares.

Sob o olhar do líder africano, Torkasky disse ainda que “outro tema relevante que entrou para a temática do festival são as transformações sociais, realidade nova a partir de experiências em países de expressão na geopolítica mundial, como o Brasil, a Argentina, a própria África do Sul”.
A comitiva vai repetir toda esse argumentação ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, ao secretário nacional de Juventude, Beto Cury e ao presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira, em audiência marcada para às 11 horas desta quarta-feira (24).

O Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é um evento organizado pela Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), em conjunto com o movimento estudantil mundial, desde 1947, e tornou-se o maior encontro das juventudes progressistas, assumindo importante papel na organização dos jovens do mundo pela paz, contra a guerra, por solidariedade entre os povos e contra o imperialismo.

Neste ano, a 17a edição acontece pela primeira vez na África sub-saariana. Com o tema "Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, Derrotemos o Imperialismo", o evento acontece na África do Sul, entre os dias 13 e 21 de dezembro de 2010, na cidade de Joanesburgo.

De Brasília
Márcia Xavier