Sem categoria

Chávez e Santos assinam acordos de integração

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e Colômbia, Juan Manuel Santos, assinaram em Caracas a Declaração de Miraflores, instrumento que reflete a decisão de reforçar os laços bilaterais. 

O documento entregue à imprensa nacional e estrangeira ao ser assinada no Palácio Miraflores por ambos os dirigentes, destaca os progressos alcançados nas cinco comissões constituídas por Chávez e Santos, em sua primeira reunião, no último 10 de agosto na cidade colombiana de Santa Marta.

A declaração inclui a criação de um comitê binacional de produtividade econômica, resultante do trabalho da Comissão de Complementação Econômica e Produtiva.

Entre os objetivos do Comitê destaca-se o reforço a parcerias nos setores têxtil, alimentar, energético, pecuária, automóveis e habitação.

Dessa comissão também saíram acordos para enfrentar o comércio ilícito, evitar a sobretaxa, facilitar as exportações e impulsionar o turismo com novas rotas e freqüências.

Integração cultural

Segundo o texto, as partes decidiram ainda criar orquestras sinfônicas binacionais juvenis e infantis, bem como a celebração de 15 de dezembro em Bogotá, de um concerto de grande sinfonia conduzida pelo famoso maestro venezuelano Gustavo Dudamel.

Estas actividades culturais emergiram da Comissão de Plano de Investimento Social na Área de Fronteira.

Sobre a questão do desenvolvimento conjunto de infra-estrutura, a Declaração destaca, em janeiro de 2011, o início da construção de uma ponte ligando o estado venezuelano de Táchira com o departamento colombiano de Norte de Santander.

Ele também destaca a viabilização de uma nova travessia da fronteira entre Apure (Venezuela) e Arauca (Colômbia).

Na energia, a comissão designada para esse fim concordou em restaurar o fornecimento de combustível em áreas de fronteira da Venezuela com a Colômbia para montantes até 7.741 barris por dia.

Caracas e Bogotá também concordaram em combater o contrabando de combustível, considerar a extensão para a América Central do gasoduto Antonio Ricaurte, e tomar medidas para participação conjunta em trabalhos de exploração e produção de petróleo, incluindo a presença da Colômbia na Faixa Petrolífera de Orinoco.

Narcotráfico

A Comissão de Segurança firmou o compromisso de assinar um acordo de cooperação na luta contra as drogas e realizará uma reunião em 19 de novembro, em Cartagena, de autoridades encarregadas de enfrentar o narcotráfico.

Tanto Chávez quanto Santos destacaram o alcance e a importância da Declaração de Miraflores.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone