Sem categoria

Obama busca apoio de eleitorado feminino

A menos de duas semanas das eleições de meio mandato, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, procurou no último fim de semana ganhar o apoio de possíveis eleitoras, em uma tentativa de dar energia à base democrata.

Durante uma debate para fazer propaganda eleitoral a favor da senadora democrata Patty Murray, em Seattle, Washington, Obama deu ênfase no cada vez mais importante papel que as mulheres desempenham no país.

A economia mudou e as mulheres deram passos tão grandes que agora constituem metade da força de trabalho. De fato, é provável que representem mais da metade do dinheiro que está entrando nas casas das famílias de classe média", disse o presidente, citando um relatório do Conselho Econômico Nacional (CEN) divulgado nesta segunda-feira.

"Mas o que ainda é certo é que todavia temos uma significativa brecha de gênero no tema dos salários", agregou. "Coisas como salário igual por trabalho igual não são só temas femininos, são temas das famílias de classe média, porque se as mulheres tiverem melhores condições, isso contribuirá para determinar melhores condições às famílias em geral".

O relatório do NEC destacou o que a administração Obama fez para ajudar as mulheres a suportar a crise econômica e a estimular suas carreiras. Estes esforços incluem promover a expansão econômica e o crescimento do trabalho para as mulheres; capacitar e educar as mulheres para trabalhos de qualidade; apoiar as mulheres que trabalham em casa e além disso têm outro emprego; e apoiar as mulheres aposentadas e as que se encontram entre empregos.

A ênfase de Obama nos temas de interesse para as mulheres foi considarada como uma tentativa de último minuto para dar uma nova energia à base democrata, que ainda se encontra amolecida em relação aos republicanos, no entusiasmo pelas próximas eleições de meio mandato.

Os democratas estabeleceram como objetivo alguns grupos de eleitores específicos, como os latinos, os afro-americanos, as mulheres e os adultos jovens, os quais contribuiram para a vitória de Obama na eleição presidencial de 2008.

Fonte: Xinhua