Bom Humor: Jornalistas cearenses se mobilizam em apoio a Dilma
Irreverência e bom humor são características do cearense. A molecagem que já tem feito história no Estado está sendo mais uma vez utilizada como arma e argumento, desta vez em apoio à campanha de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência da República. O movimento começou nas redes sociais e sua dimensão extrapolou as intenções iniciais.
Publicado 20/10/2010 12:44 | Editado 04/03/2020 16:32
As redes sociais foram eficazes ferramentas de campanha nas eleições deste ano. O Twitter teve grande destaque por permitir que o usuário expresse sua opinião livremente. E foi por meio desta rede social que um grupo de jornalistas cearenses apoiadores de Dilma começou a postar mensagens com a hashtag #serranãomamãe quando se referiam a comentários anti-tucanos. Hashtag é uma maneira de que outros usuários encontrem informações sobre uma palavra-chave, mesmo que eles não sejam seguidores.
Por ser uma ferramenta de grande alcance, a brincadeira dos formadores de opinião tornou-se ainda mais popular. “Começamos com um grupo de amigos. Nossa intenção era fazer algo bem humorado, marca do cearense. Além disso, aproveitamos para pegar carona na popularidade de Tiririca, o deputado federal mais votado do país”, recorda Maurício Lima, um dos responsáveis pela criação do sucesso virtual da campanha. A brincadeira adaptou um trecho de “Zezinho”, uma das músicas de maior destaque do humorista cearense. O jornalista afirma ainda que, a intenção era fazer algo inovador, que não ficasse restrito apenas ao apoio a Dilma mas também afirmasse a negação ao candidato tucano.
Maurício Lima informa que, com o sucesso na internet, o grupo de amigos começou a imprimir adesivos para distribuir entre os mais próximos. “Inicialmente mandamos confeccionar 100 unidades. Com a procura, fizemos mais 250. Hoje, avaliamos que já foram distribuídos mais de 15 mil adesivos só em Fortaleza”, contabiliza.
A campanha virtual #serranãomamãe saiu da internet e tomou as ruas da capital cearense. “A brincadeira que antes agregava colegas jornalistas fugiu do nosso controle e hoje já alcança toda Fortaleza e até outros estados. Ficamos surpresos e felizes com essa dimensão”, comemora o jornalista. Pessoas de todas as áreas e até parlamentares já aderiram à campanha.
A hashtag também ampliou seu alcance. “Já foram criados o perfil no Twitter (@serranaomamae) que, em pouco mais de três dias, já tem mais de 200 seguidores, além de fotoblog e postagens no Youtube. Algumas dessas colaborações são de pessoas que não conhecíamos e que passaram a colaborar com a ideia por iniciativa própria”, confirma Maurício Lima. O jornalista afirma que recebe muitos pedidos de adesivos pela sua conta no Twitter, inclusive de pessoas de outros estados.
Novas ações
A iniciativa que já realizou adesivaços nos principais cruzamentos da cidade está programando novas ações até o dia da votação. “Neste sábado, a partir das 16h, estaremos no cruzamento entre as avenidas Antonio Sales e Rui Barbosa. Lá, iremos vender a camiseta da campanha para arrecadar mais recursos para a confecção de novos adesivos”, informa.
Serviço
Adesivaço #serranãomamãe
Data: Sábado (23/10)
Hora: a partir das 16h
Local: Cruzamento entre as avenidas Antonio Sales e Rui Barbosa
Distribuição gratuita de adesivos e venda de camisetas
Veja aqui a galeria de fotos de #serranãomamãe
De Fortaleza,
Carolina Campos
Matéria atualizada às 18h55 do dia 20/10/2010