Sem categoria

Lula e Morales cumprimentam Chile por resgate de mineiros

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu hoje (13) autorização para o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para levar a La Paz o boliviano Carlos Mamani, de 23 anos, um dos primeiros mineiros resgatados durante a manhã. Morales elogiou o esquema montado para retirar os trabalhadores do local. O presidente Lula também cumprimentou o governo chileno pela operação.

Morales viajou hoje (13) até o Deserto de Atacama, no Norte do Chile, para acompanhar o resgate do único boliviano entre os 33 mineiros, soterrados há dois meses na Mina de San José. As informações são da emissora estatal, a TVN.

“Quero agradecer ao governo do Chile por esta incrível operação de resgate. Devo dizer ao povo chileno o meu 'muito obrigado'. Jamais vou esquecer o que fizeram pelo companheiro Mamani. É um feito histórico e inédito. Isso aumenta a confiança entre a Bolívia e o Chile”, disse Morales.

Mamani, ao chegar à superfície, quando deixou o refúgio onde estava a 700 metros de profundidade, estava com a bandeira da Bolívia estampada no macacão. Antes de abraçar a mulher, Mamani se ajoelhou e fez uma rápida oração em agradecimento a Deus pelo resgate. Morales concedeu entrevista coletiva hoje ao lado de Piñera próximos à área onde ocorrem os resgates no Atacama.

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou nesta quarta-feira para seu homólogo chileno, Sebastián Piñera, para cumprimentá-lo pelos trabalhos de resgate. No telefonema, transmitido ao vivo pela televisão local e reproduzido por emissoras do mundo todo, Piñera agradeceu a Lula pela lembrança e pelo apoio. 

Durante a conversa, Piñera contou que o 14° mineiro estava sendo resgatado, e Lula ouviu ao fundo os gritos de satisfação dos familiares.  Em seguida, o brasileiro falou com Evo Morales. O boliviano disse que estava satisfeito com o "sucesso desse esforço extraordinário".

"Cuide bem de seu mineiro", retribuiu Lula à Morales, se referindo a Carlos Mamani. Ao fim da ligação, Sebastián Piñera cobrou de Lula uma visita ao Chile, em novembro.  Cristina Fernández Kirchner foi outra que ligou para o mandatário chileno nesta manhã.

Com agências