Ahmadinejad: Irã e Líbano têm os mesmos interesses e inimigos
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, defendeu, nesta quarta-feira (13), um Líbano unido e forte frente a Israel, e lembrou que o Irã e os libaneses "compartilham os mesmos interesses e inimigos".
Publicado 13/10/2010 14:44
As declarações foram feitas em entrevista coletiva que concedeu ao lado do seu colega libanês, Michel Suleiman, com quem se reuniu em Beirute pouco após chegar ao Líbano para uma visita oficial de dois dias, a primeira desde que chegou ao poder, em 2005.
- Líbano: Ahmadinejad é recebido como herói por milhares de pessoas
- Ahmadinejad visita o Líbano em meio a polêmicas e tensões
Ahmadinejad disse que a atitude do Líbano frente a Israel "mudou os planos inimigos na região" e acrescentou que o Exército do país representa "a dignidade e a liberdade não só do povo libanês, mas também de toda a região".
Michel Suleiman, por sua vez, agradeceu o apoio do Irã, especialmente durante a guerra de 2006 contra Israel, e afirmou a necessidade de "salvaguardar a união nacional e a coexistência, assim como reforçar a segurança nacional", acrescentando que o Irã tem o direito de possuir energia nuclear para fins pacíficos.
O presidente libanês insistiu que deve ser feita pressão sobre Israel para que cumpra com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e disse que o Líbano "tem o direito de recuperar seus territórios ainda ocupados (por Israel) por todos os meios legais a seu alcance". Suleiman informou ainda que assinou com Ahmadinejad vários acordos nos âmbitos da agricultura, telecomunicações, saúde, meio ambiente, educação, turismo e energia.
Com agências