Sem categoria

PCdoB/RS pode eleger dois deputados federais

 As eleições do próximo domingo podem coroar os esforços dos comunistas gaúchos de derrotar as forças conservadores no Estado e também ampliar a força política da legenda no Rio Grande do Sul.
O PCdoB foi protagonista da construção da aliança política que pode eleger o ex-ministro da Justiça Tarso Genro já no primeiro turno, derrotando a governadora tucana Yeda Crusius e lançou 12 candidatos a deputado federal e 22 candidatos a deputado estadual.

 
Olívio Dutra, Manuela e Abgail: unidade pelo RS  

A eleição da jornalista Manuela d’Ávila em 2006, como a deputada mais votada do estado, pode se repetir no próximo domingo, junto com a eleição do metalúrgico Assis Melo também para a Câmara dos Deputados. Segundo o DIAP, os dois são apontados como possíveis deputados indicados pelas urnas este ano.

Manuela, que em 2006 teve a preferência de 271 mil eleitores, também foi apontada por uma pesquisa do instituto Datafolha como a parlamentar mais indicada entre os gaúchos.

Segundo o presidente do PCdoB/RS, Adalberto Frasson, a força das candidaturas do partido se deve “ao fato de Manuela ter se firmado como uma liderança política reconhecida pela amplitude, pelo diálogo, pela clareza de projeto e pela capacidade de representar a sociedade no Parlamento” e “ao grande desempenho do nosso vereador Assis Melo na defesa dos trabalhadores e do povo”.

Frasson também destacou a força da militância do PCdoB: “nossos militantes se dedicaram dia e noite nestes últimos meses, e particularmente nesta semana intensificando o debate sobre a necessidade de construirmos uma nova cara para a política, um novo Rio Grande com Tarso, um Senado combativo com Paulo Paim e Abgail e um Brasil que continue avançando com Dilma presidente”.

A eleição de dois parlamentares consolida os esforços dos comunistas que até 2006 não tinham eleito parlamentares federais, embora já tivessem conquistado cadeiras na Assembleia Legislativa estadual.

“A nossa representação na Assembleia, que ora foi feita com o companheiro Raul Carrion e antes com nossa companheira Jussara Cony, poderá ser ampliada com a eleição dos dois novamente, no mínimo, neste domingo” ressaltou Frasson.

Outra prova da ousadia dos comunistas gaúchos foi o lançamento de Abgail Pereira para o Senado. Abgail, ou Biga, como é conhecida, foi presidente por três mandatos e é atual vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Caxias do Sul (Sintrahtur). Também foi vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) e integra a direção executiva da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Em 2009, foi eleita para a direção nacional do PCdoB e, no Rio Grande do Sul, faz parte da Comissão Política da direção do partido. Em 2008, foi candidata a vice-prefeita em Caxias do Sul na chapa liderada pelo petista Pepe Vargas. Concorreu à Câmara de Caxias do Sul e, embora não eleita, tornou-se a terceira mulher mais votada daquele pleito. Sua atuação foi marcante na batalha contra a violência de gênero, pela implantação da Delegacia para Mulher em Caxias do Sul, da Casa de Apoio Viva Rachel e na criação do Conselho Municipal da Mulher e da Coordenadoria da Mulher.

Manuela d’Ávila

 
Olívio Dutra e Tarso Genro acompanham Manuela no Acampamento Farroupilha   

Manuela d’Ávila é deputada federal e jornalista formada pela PUC-RS. Começou sua militância na União da Juventude Socialista e foi vice-sul da União Nacional dos Estudantes. Em 2004 foi eleita a vereadora mais jovem de Porto Alegre, em 2006 foi eleita a deputada mais votada do Brasil e do Rio Grande do Sul, com 271.939 votos.

Na Câmara dos Deputados, Manuela foi relatora da Lei dos Estágios e preside a Frente Parlamentar do Esporte, coordena a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. Também é relatora do Estatuto da Juventude e do Vale-Cultura.

Em recente pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Manuela configura como parlamentar em ascensão na Câmara. Em 2009 foi eleita pelos internautas do site Congresso em Foco como a deputada que melhor representa o povo na Câmara, tendo sido indicada novamente em 2010. Ela é dirigente municipal, estadual e nacional do PCdoB.

Assis Melo

 
Assis, em momento tipicamente gaúcho  

Assis é metalúrgico, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e vereador mais votado da história da cidade.

Assis é liderança respeitada pelos trabalhadores pela postura firme, coerente e conseqüente na defesa do povo caxiense. “Represento uma classe: os trabalhadores. Meu compromisso é com quem trabalha e produz a riqueza. Não sou candidato de mim mesmo. Sou candidato de uma política e de um compromisso social” destaca Melo.

Assis também é dirigente municipal, estadual e nacional do PCdoB.

De Porto Alegre
Gustavo Alves