De assessor de campanhas a candidato
Após 25 anos morando entre Brasília e São Paulo, Sávio Ximenes Hackradt (PCdoB) voltou ao Rio Grande do Norte, em 2009, quando aceitou o convite para se candidatar ao Senado na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), ao governo do estado. Esta é a primeira participação direta de Sávio na vida política, já que nunca se candidatou a nenhum cargo eletivo, apesar de sua experiência na área.
Publicado 23/09/2010 08:37 | Editado 04/03/2020 17:08
Em 1985, Sávio assumiu a assessoria de imprensa do Ministério da Administração a convite do ex-ministro Aluízio Alves. Como repórter cobriu trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte quando conviveu com diversos líderes políticos do Brasil como Ulisses Guimarães, Mário Covas e Luiz Inácio Lula da Silva.
Como jornalista Sávio teve uma importante atuação na mídia norteriograndense. Entre os veículos em que trabalhou estão: TV Universitária, Rádio Rural, revista RN Econômico e jornais a República e Diário de Natal. Sávio ainda foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN e da Cooperativa dos Jornalistas de Natal. O candidato a senador integrou, ainda, a equipe da TV Globo Nordeste, em Recife (PE).
Profissionalmente Sávio se especializou em marketing político-eleitoral e comunicação pública na Escola de Comunicação e Artes da USP, onde atualmente é professor convidado do curso. Desde 1982 exerce diversas atividades como profissional de marketing em campanhas eleitorais em vários estados do país. Sávio coordenou campanhas de vereador, deputados estadual e federal, governador, senador e até presidente da República quando coordenou a campanha de Mário Covas, candidato do PSDB na eleição de 1989, primeira campanha presidencial após a ditadura militar, quando o senador Fernando Collor foi eleito presidente da República.
Reforma política é bandeira
Sávio Ximenes Hackradt nasceu em Natal no dia 20 de outubro de 1956 na Maternidade Januário Cicco. É o mais velho dos quatro filhos do casal de funcionários públicos Ruth e Herwin. Sávio viveu infância e adolescência na rua Trairi, em Petrópolis. Sua formação escolar foi iniciada nos colégio Sete de Setembro e, em seguida, foi transferido para o Colégio Marista. O candidato a senador é casado com a jornalista Dodora Guedes e tem três filhos: Thiago (publicitário), e os jornalistas Tatiana e Lucas.
Entre as propostas apresentadas pelo candidato, caso seja eleito senador, estão: tratar a segurança pública, educação e saúde como questões de estado e não de governo; defender a implantação de um Pólo Petroquímico no Rio Grande do Norte e desenvolver projetos de energia eólica e voltaica; aproveitar o gás natural no parque ceramista do Vale do Açu e Seridó; lutar pela reforma política que vise à fidelização partidária; e ainda por uma reforma tributária que simplifique o sistema e reduza o número de tributos.