Sem categoria

Flávio Dino está entre os dez mais influentes do Congresso

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) concluiu a sua pesquisa anual que elege os dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Na opinião dos próprios parlamentares, entre os mais influentes do Parlamento, está o deputado comunista e atual candidato pelo PCdoB ao governo do Maranhão, Flávio Dino.

Flávio Dino

Do ponto de vista partidário e governamental, os partidos da base de apoio ao Governo levaram vantagem na escolha dos "Dez Mais". Além de Flávio Dino, do PCdoB, aparecem na lista três deputados do PT e quatro do PMDB. Completa a lista um senador do PSDB e um deputado do DEM. Ou seja, a base de sustentação do governo ficou com oito vagas e a oposição com duas.

O deputado José Eduardo Cardozo considerou o resultado da pesquisa do Diap importante porque mostra a presença do governo Lula no protagonismo do Congresso Nacional. "A escolha de oito parlamentares da base de sustentação do governo entre os dez mais influentes mostra uma base atuante, propositiva e competente na discussão, formulação e aprovação de projetos de interesse na sociedade brasileira", enfatizou Cardozo.

Escolha

Para definir os "Dez Mais" do Parlamento, o DIAP escuta os 100 "Cabeças" do Congresso (os 100 parlamentares mais influentes). A consulta aos parlamentares aconteceu entre os dias 10 de agosto e 17 de setembro, tendo votado 64 congressistas – 44 deputados e 20 senadores. Foram eleitos três senadores e sete deputados, conforme tabela no final do texto, em que constam também todos os parlamentares votados na pesquisa.

Dos dez eleitos, concorrem à reeleição para a Câmara (Cândido Vaccarezza, Henrique Eduardo Alves e ACM Neto); são candidatos à reeleição para o Senado (Arthur Virgilio e Romero Jucá); Michel Temer é candidato a vice-presidente da República; José Sarney tem mandato até 2015; Flávio Dino é candidato ao governo do Maranhão e Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo não disputam nenhum mandato.

Veja o resultado final:

1º – Deputado Michel Temer (PMDB-SP) 35 votos
2º – Deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) 22 votos
3º – Senador Arthur Virgilio (PSDB-AM) 21 votos
4º – Senador José Sarney (PMDB-AP) 20 votos
5º – Senador Romero Jucá (PMDB-RR) 19 votos
6º – Deputado Flavio Dino (PCdoB-MA) 18 votos
7º – Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) 18 votos
8º – Deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) 17 votos
9º – Deputado Antonio Palocci (PT-SP) 15 votos
10º – Deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) 15 votos

Com informações do Diap e Liderança do PT / Câmara