Sem categoria

Pesquisa Ibope ao Senado do Amazonas provoca estranheza

A pesquisa Ibope divulgada no Amazonas indicou que se a eleição fosse hoje o atual governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN), seria reeleito no primeiro turno com 54% das intenções de voto. O ex-ministro Alfredo Nascimento (PR) seria o segundo, com 38%, seguido de Hebert Amazonas (PSTU), com 2% e, Hissa Abrão (PPS), com 1%.

Para o Senado, Eduardo Braga (PMDB) é líder absoluto com 87% das intenções. Até aí os números estão compatíveis com as tendências indicadas por recentes pesquisas de dois institutos locais (Perspectiva e Action).

O que destoa profundamente são os dados envolvendo a disputada pela segunda vaga ao Senado. Segundo o Ibope, Arthur Virgílio (PSDB) possui 51% contra 29% de Vanessa Grazziotin (PCdoB). Nas duas pesquisas anteriores eles aparecem empatados em 36% (Action) e 39% (Perspectiva).

A coluna Sim&Não desta quarta (1º), do jornal A crítica, o de maior circulação no Estado, divulgou que antes mesmo da divulgação dos dados aliados de Vanessa suspeitavam da intervenção da cúpula nacional do PSDB no processo.

A candidata divulgou nota afirmando que estava tranquila diante da sondagem. Ela diz que o principal resultado virá das urnas e está otimista por fazer parte de um grupo político que vem dando certo no Estado e no país.

Porém, a parlamentar considerou no mínimo estranha a diferença de 22% a favor do senador Arthur Virgílio na disputa pela segunda vaga ao Senado contra ela. Isso após duas outras empresas locais apontarem recentemente um rigoroso empate técnico entre os dois.

Vanessa explicou também que sua coligação realiza pesquisas internas e que os resultados apresentam uma disputa acirrada pela segunda vaga. Sobre a possibilidade de manipulação dos dados e um possível recurso no TRE contra o Ibope, Vanessa disse que vai analisar a situação com assessoria jurídica.

De Manaus,
Iram Alfaia