Venezuela: Chávez destaca sinais de recuperação econômica
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, destacou a desaceleração da queda do Produto Interno Bruto (PIB) de Venezuela durante o segundo trimestre de 2010, quando retrocedeu 1,9%. O decrescimento foi sensivelmente inferior ao registrado de janeiro a março (5.2).
Publicado 28/08/2010 20:44
“Começamos a nos recuperar-nos, se comparamos o último informe com a etapa prévia o avanço é notável, enfatizou o Chávez, durante a entrega de créditos a pequenos e médios empresários.
No evento, o líder da Revolução Bolivariana citou dados oferecidos pelo Banco Central de Venezuela sobre o comportamento da economia do país — que entrou em recessão no ano passado devido à diminuição dos preços do petróleo e outras sequelas derivadas da crise mundial.
Segundo Chávez, o descenso do PIB ocorreu depois de um lustro de crescimento sustentado desse indicador. “A oposição fez festa, pensaram que o governo seria derrubado — mas vamos continuar impulsionando o novo modelo econômico. Estamos demonstrando que não dependemos da burguesia nacional”, sentenciou.
Chávez chamou a diversificar a produção para eliminar a subordinação absoluta ao modelo rentista petroleiro. “O bom que tem o petróleo é que nos servirá de alavanca para levantar outros setores”, assegurou o presidente, que também prometeu impulsionar a industrialização para diminuir as importações e acelerar o desenvolvimento do país.
Da Redação, com informações da Prensa Latina