Sem categoria

Nordeste: candidatos de Serra passam sufoco na disputa ao Senado

Não está fácil a vida dos candidatos ao Senado que dão palanque para o presidenciável tucano, José Serra. Tanto César Borges (PR-BA) quanto Marco Maciel (DEM-PE) perdem votos de pesquisa a pesquisa, perdendo também a condição de favoritos absolutos.

No primeiro levantamento Datafolha na Bahia após o início do horário eleitoral, a vantagem de César Borges diminuiu sete pontos na disputa. Segundo pesquisa feita nos dias 23 e 24, Borges, que tinha 36% no levantamento anterior, aparece agora com 31% das intenções de voto ao Senado.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB), que tinha 20%, continua em segundo lugar, agora com 22% – mas empatada tecnicamente com Walter Pinheiro (PT), que tem 21% (tinha 17%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

José Ronaldo (DEM) aparece com 11%, Edvaldo Brito (PTB) tem 7%, Aleluia (DEM), 6%, e Edson Duarte (PV), 4%. Carlos Sampaio (PCB), Zilmar (PSOL) e França (PSOL) têm 2% cada um. Albione (PSTU) foi citado, mas não alcançou 1% das intenções de voto.

Entre os eleitores baianos, 28% ainda não sabem em quem votar para as duas vagas, e 38% estão indecisos sobre um dos votos. Votam em branco ou anulam seu voto para as duas vagas 9%, e 15% para apenas uma das vagas. Foram ouvidos 1.088 eleitores em 42 municípios da Bahia. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.403/2010.

PE

Já em Pernambuco, o ex-ministro Humberto Costa (PT) ampliou sua vantagem na disputa por uma das vagas ao Senado. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, Costa passou de 40% para 44% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O senador Marco Maciel (DEM), vice-presidente da República durante os governos Fernando Henrique, continua perdendo votos. Ele começou a disputa com 40%, passou para 35% e, agora, aparece com 33%. O deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB) encostou: passou de 25% para 29% e está empatado tecnicamente com Maciel.

Raul Jungmann, do PPS, aparece em quarto lugar, com 11%. Simone Fontana e Hélio Cabral, ambos do PSTU, aparecem com 2% das intenções de voto cada um, Renê Patriota (PV), Jerônimo Ribeiro (PSOL), Danúbio Aguiar (PCB), Délio Mendes (PCB) e Lairson Lucena (PRTB) tiveram 1% das citações cada um.

Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 12% dos entrevistados, e para as duas vagas, 6%. Estão indecisos sobre uma das vagas 34% dos entrevistados, e 22% não sabem em quem votar nas duas vagas para o Senado. O Datafolha ouviu 1.091 eleitores em 38 municípios pernambucanos. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 25.402/2010.

Da Redação, com informações da Folha.com