Campanhas Dilma e Serra miram os 22% que não sabem o voto de Lula
Os comandos das campanhas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) decidiram montar estratégia específica para conquistar os eleitores que ainda não sabem quem é o candidato do presidente Lula nestas eleições. Esse cuidado não é por acaso. A última pesquisa Ibope/TV Globo/O Estado de S.Paulo, divulgada na sexta-feira (6), revelou que 22% dos entrevistados não sabem em quem Lula votará.
Publicado 10/08/2010 17:20
Na mesma pesquisa, 1% não respondeu e 1% disse que Serra era o candidato de Lula. Mas 75% responderam que Dilma é a candidata apoiada por Lula. No PT, a ordem é explorar a imagem do presidente nos programas de TV em tom emocional. E, com isso, tentar atrair o eleitor que aprova Lula, mas ainda desconhece que Dilma é sua candidata.
Entre os eleitores com renda de até um salário mínimo, 34% ainda não sabem quem é o candidato de Lula. A campanha de Dilma aposta em conquistar esse segmento de eleitores, principalmente por ser o mais beneficiado pelo programa Bolsa Família.
Outra parcela do eleitorado que está no alvo é aquela que tem escolaridade até a 4 série do ensino fundamental. Nesse segmento, 32% dos entrevistados ainda não sabem em quem Lula vai votar. “Vamos usar o programa eleitoral para deixar claro que Dilma é a candidata do presidente. Lula vai para a televisão pedir voto e isso vai influenciar a decisão dos eleitores”, diz o líder do governo na Câmara e coordenador da campanha, Cândido Vaccarezza (PT-SP).
O Ibope revelou que 46% dos entrevistados preferem votar num candidato apoiado pelo presidente Lula, enquanto apenas 10% responderam que preferem votar num candidato de oposição. Outros 40% afirmaram que não levarão em conta o apoio de Lula para escolher um candidato. Dilma leva vantagem nesses números, já que tem mais espaço para crescer e trabalhar os eleitores.
Já os tucanos devem tentar neutralizar a força do presidente Lula nesta eleição. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), ressalta que, apesar da aprovação de 85% quanto à forma de Lula governar o país, Dilma tem 39% das intenções de voto, contra 34% de Serra.
Segundo Guerra, a transferência não é automática. Além disso, os tucanos vão tentar mostrar que Dilma não é Lula, para evitar a associação automática. “Parcela relevante dos que aprovam o governo Lula tem intenção de votar em Serra. Tenho encontrado muito eleitor de Serra satisfeito com o governo Lula.”
Da Redação, com informações de O Globo