Sem categoria

Presidente Lula e Marisa respondem ao questionário do Censo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (2), no Palácio da Alvorada, uma equipe do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para responder ao questionário do Censo 2010. Junto com a primeira-dama, Marisa Letícia, o presidente respondeu a cerca de 20 perguntas, do questionário simplificado.

Tratavam basicamente sobre os membros da família, a idade de cada um e a renda da casa. Durou cerca de 8 a 10 minutos. Foram à residência oficial o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, e o diretor em Brasília, Silvio Portier dos Santos. Estavam acompanhados de um recenseador e de uma jornalista do IBGE.

Ao final, junto com os convidados, o presidente gravou um depoimento ressaltando a importância de a população receber e responder bem aos pesquisadores do IBGE. Questionado sobre como foi a entrevista com o presidente, o recenseador Rodrigo de Paula Almeida disse que ocorreu tudo bem.
– Ótimo, o presidente foi muito simpático, assim como dona Marisa. Foi totalmente solícito.

Desde domingo (1º) até o dia 31 de outubro, 190 mil profissionais contratados pelo instituto visitarão 58 milhões de residências em todos os 5.565 municípios do país para coletar dados a escolaridade, renda, mortalidade e condições de vida de quem vive no país.

Há dois tipos de formulário: o simples, com 25 perguntas no máximo, cuja resposta dura 8 minutos. Já o completo, com cerca de 80 perguntas, leva 30 minutos para ser respondido. 89% dos domicílios deverão responder ao simplificado. O formulário completo, aplicado ao restante das residências, terá um resultado de amostragem mais detalhado sobre as condições da família.

O primeiro resultado, sobre o número de habitantes no país e em cada município, deve sair no dia 27 de novembro. Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes Pereira, a população total não deve passar de 192 milhões de pessoas, segundo estimativas preliminares.

Apelo

Em seu programa de rádio, transmitido na manhã de hoje, Lula fez um apelo para as pessoas se disponibilizarem a responder corretamente os pesquisadores.

– Quando chegar o pesquisador do IBGE, por favor, responda com a maior sinceridade, com a maior verdade absoluta. Se puder, ofereça até um cafezinho para o companheiro. Cada palavra sua é que vai dar o retrato fiel do que será o país daqui a uns dois anos, quando estiver tudo elaborado, tudo pronto e for divulgado.

Os dados coletados servem para avaliação e formulação de políticas públicas. Também são a base para os mais diversos estudos sobre a vida da população. Paulo Bernardo, que também participou do programa com Lula, ressaltou a confidencialidade das informações prestadas.

– O recenseador não vai pedir documento nenhum para comprovar nada do que é dito. Vale o que o morador responder […] As informações são absolutamente confidenciais, não pode divulgar informação de ninguém, só pode divulgar a estatística final.

Fonte: R7