Sem categoria

Chávez: "Papa não é o embaixador de Cristo na terra"

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, determinou que o Ministério de Relações Exteriores faça uma revisão dos acordos firmados com o Vaticano. A decisão ocorre em meio à troca de críticas entre Chávez e a Igreja Católica. A ordem do presidente foi transmitida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Nicolás Maduro.

De acordo com a imprensa local, o pedido de Chávez foi para que o chanceler analise com um grupo de estudiosos o convênio firmado pelo governo de Rómulo Betancourt com o Vaticano, nos anos 60.

“Temos de rever os acordos em relação ao Vaticano e ao papa, que não é embaixador de Cristo na Terra, como eles dizem”, afirmou Chávez, em reunião do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). “Cristo não precisa de embaixador. Cristo está com o povo e aqueles que lutam pela Justiça da libertação dos pobres.”

Segundo Chávez, um dos acordos firmados entre a Venezuela e o Vaticano desrespeta a liberdade de cultos establecida na Constitução, ao privilegiar, e inclusive financiar, a alta hierarquia da Igreja Católica. 

Nos últimos dias, Chávez afirmou que os bispos católicos pretendem assumir funções políticas que não lhe são atribuídas. A Conferência Episcopal Venezuelana emitiu, na segunda-feira, um comunicado em que sustenta que o socialismo impulsionado por Chávez "se inspira no regime comunista cubano e vem se concretizando através de leis e ações que desconhecem a vontade popular e a constituição vigente".

Com agências