Com gol irregular, Holanda vence Uruguai e vai à final
Com o placar do estádio Green Point, na Cidade do Cabo, apontando a vitória de 3 a 2 para o time da Holanda contra o Uruguai, a primeira semifinal da Copa da África do Sul acabou com uma característica dos Mundiais que resistiu 80 anos, já que jamais uma seleção europeia havia vencido a competição fora de seu continente. A final será disputada por duas equipes europeias.
Publicado 06/07/2010 18:18
Com três gols — de Sneijder, Robben e van Bronckhorst — para a Holanda, frente a dois gols do Uruguai, — de Forlán e Pereira —, a equipe dos países baixos assegura a vaga para a grande final do Mundial, enquanto a seleção uruguaia terá de se contentar com a disputa da medalha de bronze da Copa da África do Sul.
Sneijder anotou seu quinto gol no torneio com um chute de cerca de 15 metros da meia esquerda da grande área. A bola passou por uma floresta de pernas e acabou dentro da meta uruguaia aos 25 minutos do segundo tempo. A jogada foi mal interpretada pelo auxiliar do árbitro, que não percebeu que van Persie estava em impedimento quando a bola foi chutada. Van Persie participou visivelmente da jogada, o que o deixava em posição irregular, que não foi apontada pelo auxiliar.
Três minutos depois, ainda com o impacto do gol de desempate, o até então desaparecido Robben assinalou de cabeça o terceiro gol de sua equipe, após cruzamento da esquerda.
O primeiro tempo do jogo havia terminado com o empate de 1 a 1, com dois golaços de longa distância. O lateral esquerdo holandês Giovanni van Bronckhorst, de 35 anos e que encerrará a carreira depois do mundial, abriu o placar com um chute da lateral esquerda de quase 30 metros, aos 18 minutos do primeiro tempo. O goleiro Muslera ainda tentou alcançar a bola, que se chocou com a junção do travessão e do poste esquerdo, terminando inerte na rede do Uruguai.
Diego Forlá, o melhor jogador uruguaio na Copa, empatou a partida aos 41 minutos da primeira etapa, também com um chute de longa distância. O goleiro Stekelenburg ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o tento.
Após estabelecer 3 a 1 no placar, a Holanda ainda criou algumas chances, mas foi o Uruguai, que jogou sem seu goleador Luis Suárez, suspenso, e seu capitão Diego Lugano, lesionado, que colocou fogo no jogo bem no seu final, com um gol de Pereira aos 46 minutos da etapa final. O gol deu novo ânimo aos uruguaios, que ainda tiveram mais três chances para tentar o empate que levaria à prorrogação. Entretanto, a tentativa foi infrutífera e o Uruguai fica na África do Sul para disputar o terceiro lugar da Copa.
A Holanda enfrentará naa final o vencedor da partida de quarta-feira (7) entre Espanha e Alemanha. Holanda e Espanha jamais venceram copas do mundo. A Alemanha vai em busca de seu quarto título, o primeiro fora da Europa. No cômputo geral, a Europa agora tem dez mundiais conquistados enquanto a América do Sul tem nove.
Da redação, com agências