Chega ao fim a exclusividade dos cartões no comércio
Desde esta quinta-feira (1/7) tornou-se dispensável consultar se os estabelecimentos aceitam determinada bandeira nas compras feitas com cartões de débito ou crédito. Isso porque teve fim a exclusividade de empresas de cartões com credenciadoras nas máquinas instaladas nos comércios. Com a mudança, cada maquininha, independentemente da empresa, passará a aceitar todos os cartões de crédito e débito.
Publicado 04/07/2010 13:41
A reivindicação veio da dos comerciantes, e foi feito um acordo entre o Banco Central, o Ministério da Justiça e a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
A novidade trará, na visão do diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso da Silva, mais democracia ao varejo. "Em primeiro lugar, os lojistas se beneficiarão com o fim da locação de várias máquinas – o que gera um alto custo – e não terão de pagar as várias taxas de transação", explica.
A concorrência entre as empresas já vem sendo observada, segundo o advogado especializado em direito do consumidor, Arthur Rollo. "Se uma empresa prestar um mau serviço o cliente tem a possibilidade de trocar a empresa que administra a maquininha. Se a Cielo cobrar mais o lojista contrata a Redecard, por exemplo".
Outro ponto destacado pelo advogado é o estimulo da competitividade entre as principais empresas do setor. "As empresas já vem apresentando propostas com descontos para os lojistas e, uma vez que a margem de lucro do comerciante é mantida, a esperança é de que ele repasse estes descontos para o consumidor", acrescenta Rollo.
A adaptação das máquinas poderá ser realizada de forma simples, conforme explica Silva. Basta que o lojista solicite junto às empresas credenciadoras de cartões que novas bandeiras sejam incluídas em sua máquina. Essa adaptação levará algum tempo por parte dos lojistas e é provável que os benefícios sejam observados a longo prazo.
Consumidores mais confortáveis
O ganho desta mudança será estendido aos consumidores, que terão a vida facilitada. "Acaba o incômodo de questionar se a bandeira de seu cartão é aceita em determinado local", comenta Silva. Outro benefício destacado pelo diretor de relações institucionais é a facilidade em comprar. “Além disso, hoje a máquina vem até o cliente, tanto na mesa de um restaurante, quanto em casa nas compras feitas via delivery”, comenta.
Na visão de Rollo, os cartões de crédito sempre causaram grandes problemas aos consumidores e, aos poucos, a expectativa é de que estas dores de cabeça sejam equacionadas. "Esta é uma medida de autoregulamentação instituída após muitos protestos. A tendência é que diminuam os abusos", diz.
Da redação, com AE