Sem categoria

Professores do Iuperj se demitem e são absorvidos pela Uerj

O Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj) arrastou uma crise durante meses devido à falta de pagamento aos seus professores. Diversas entidades lançaram notas e campanhas para que o centro de pesquisa não fosse fechado. Nesta terça-feira, em solenidade que contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, os professores do Iuperj foram absorvidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que criará um novo instituto. 

Professores do Iuperj se demitem e são absorvidos pela Uerj - Vitor Mourão

Na noite de terça-feira (22/6), foi dado importante passo na direção da solução da crise do Iuperj. Em evento ocorrido no Palácio Guanabara, onde estiveram presentes o governador  Sérgio Cabral, o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves e o diretor do (até então) Iuperj, Jairo Nicolau, foram assinados os documentos que criam as bolsas para professor visitante que permitirão a incorporação dos professores do instituto à Uerj. Será criado um novo instituto denominado Instituto Uerj de Pós-Graduação e Pesquisa (Iupperj).

Patrimônio intelectual

O professor Ricardo Vieiralves ressaltou que a solução dos problemas colocados leva em conta a importância da preservação do patrimônio intelectual do estado, informando ainda que os novos programas de pós-graduação serão vistos como sucessores dos programas existentes até então, conformado acertado com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães.

O representante dos alunos do Iuperj, Fernando Perlatto, entregou uma carta de apoio ao processo de transição referendada pelo corpo discente do instituto, além de fazer um discurso agradecendo a seriedade que o governador e o reitor da Uerj têm dedicado ao instituto, defendendo ainda a importância da manutenção de sua integralidade e de sua excelência.

Da redação, com ANPG