Sem categoria

Professores do Iuperj se demitem e são absorvidos pela Uerj 

O Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj) arrastou durante meses uma crise devido à falta de pagamento aos professores da instituição. Diversas organizações lançaram notas de solidariedade e campanhas para que o centro de pesquisas não fosse extinto. Nesta terça-feira (22/6), em solenidade que teve a presença do governador Sérgio Cabral, os professores foram absorvidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que criará um novo instituto.

Na noite de terça-feira (22/6), foi dado importante passo na direção da solução da crise do antigo Iuperj. Em evento no auditório principal do Anexo do Palácio Guanabara, onde estiveram presentes o governador do Rio, Sérgio Cabral, o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves e o diretor do (até então) Iuperj, Jairo Nicolau,  foram assinados os documentos que criam as bolsas para professor visitante que permitirão a incorporação dos professores deste instituto à Uerj. Será criado um novo instituto, denominado Instituto Uerj de Pós-Graduação e Pesquisa (Iupperj).

Patrimônio intelectual

O professor Ricardo Vieiralves ressaltou que a solução dos problemas colocados leva em conta a importância da preservação do patrimônio intelectual do estado, informando ainda que os novos programas de pós-graduação serão vistos como sucessores dos programas existentes até então, conformado acertado com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães.

O representante dos alunos do Iuperj, Fernando Perlatto, entregou uma carta de apoio ao processo de transição referendada pelo corpo discente do instituto, além de fazer um discurso agradecendo a seriedade que o governador e o reitor da Uerj têm dedicado ao instituto, defendendo ainda a importância da manutenção de sua integralidade e de sua excelência.

Da redação, com ANPG