Sem categoria

TSE quer investigar site pró-Dilma idealizado por um não-petista

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cedeu às pressões e pediu ao Google Brasil informações sobre o responsável pelo site dilma13.blogspot.com. A decisão, do ministro Henrique Neves, estabelece prazo de 24 horas, contado a partir do recebimento da notificação, para que os dados sejam entregues.

A investida, porém, deve ser inútil. “O blog não tem nenhuma vinculação com a campanha nem com o PT – e isso está escrito num dos posts do responsável pela página”, afirmou o coordenador de redes sociais na internet da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), Marcelo Branco. Segundo ele, a responsabilidade da página é de seu idealizador, Daniel Bezerra, que sequer é filiado ao partido.

Branco – que chegou a gravar depoimento para o site – chegou a conhecer pessoalmente o criador da página. “Ele se apresentou a mim em Fortaleza, durante uma Caravana Digital (encontro que o PT vem realizando em várias cidades para organizar e orientar sua militância na internet).”

Apesar de o blog esclarecer suas origens, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou ação cautelar contra a empresa por considerar que ela hospeda site no qual não se podem identificar os responsáveis por seu conteúdo. O MPE sustenta que o blog apresenta várias matérias enaltecendo Dilma, inclusive, com pedido expresso de ajuda financeira.

O coordenador petista disse ainda considerar legítimo que qualquer um expresse suas opiniões na internet, desde que os autores do que é publicado se responsabilizem por isso. “Se no material que uma pessoa põe na internet ela fere a legislação eleitoral, ofende ou calunia alguém, pode ser responsabilizada com uma ação do prejudicado. Isso faz parte da democracia”, ponderou.

Nesta quarta-feira, Branco participou de mais um encontro da Caravana Digital, desta vez no Rio. No evento, num hotel no Centro da cidade, Branco anunciou que deve ser lançado, semana que vem, um novo blog do PT, o Participabr, focado na mobilização dos militantes antes do início da campanha oficial, em 6 de julho .

A nova página terá espaço para usuários postarem conteúdo, de textos a vídeos, e contará, por exemplo, com o calendário de eventos do PT. Esse intuito de mobilização, segundo Branco, é um dos objetivos também da própria Caravana Digital, que visa ainda orientar militantes e coordenadores regionais de campanhas do PT sobre como proceder na corrida eleitoral.