Animação conta 600 anos de história de lutas do Brasil
A onda de filmes de animação chega com força no cinema nacional. Embalados pela popularização da tecnologia 3D, cineastas e produtores preparam uma série de longas baseados em histórias tipicamente brasileiras, utilizando o que há de mais moderno na área. Um dos filmes mais aguardados é o longa Lutas, do diretor Luiz Bolognesi, responsável pelo roteiro de Bicho de Sete Cabeças. Com estética de quadrinhos, o filme conta 600 anos da história do país, através de um personagem que é imortal.
Publicado 17/06/2010 16:12
Segundo o diretor, a ideia é revistar episódios da história nacional com uma linguagem pop e atraente ao público jovem e adulto. “O processo de aprendizagem na escola ocorre praticamente de forma institucional, o que a torna pouco atraente”, afirma Bolognesi, que também assinou os roteiros de As melhores coisas do mundo e Chega de saudade.
Bolognesi explica que a narrativa é guiada através de uma história de amor que atravessa os séculos. O personagem central, que é dublado pelo ator Selton Mello, encontra-se e apaixona-se várias vezes, ao longo da história, pela principal personagem feminina, que tem a voz de Camila Pitanga.
"Ele não morre jamais e ela morre e renasce ao longo dos séculos. Os dois se reencontram, mas algum episódio histórico atrapalha o amor deles", conta. Com orçamento de R$ 4,3 milhões, Lutas tem previsão de estreia em 2011.
Fonte: produção Buriti Filmes, texto da TV Vermelho, com informações da UAI.