Flávio Dino recebe apoio da juventude maranhense
Publicado 14/06/2010 03:07 | Editado 04/03/2020 16:48
Da reportagem local
O deputado federal Flávio Dino, pré-candidato ao governo do Maranhão, recebeu neste domingo, dia 13, o apoio da juventude maranhense durante o 7º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS) que reuniu jovens de diversos municípios maranhenses. O apoio ao nome do candidato do PCdoB se deu durante um ato realizado no Grand Hotel, em São Luís, do qual participaram diversas lideranças políticas, entre elas, o presidente da UNE, Augusto Chagas, o ex-governador do Maranhão e pré-candidato, José Reinaldo, o deputado estadual, Rubens Júnior (PCdoB), o deputado federal Flávio Dino, os pré-candidatos Bira do Pindaré e Terezinha Fernandes.
Flávio Dino foi recebido com entusiasmo por centenas de jovens que participavam da manifestação. Presente ao ato, o presidente da UNE, Augusto Chagas, lembrou a importância histórica dos jovens ao longo das vitórias conquistadas nos últimos anos fruto, segundo ele, da luta política da juventude brasileira. “Cada vitória que conquistamos como o aumento das vagas nas universidades públicas, o ProUNI, tem a marca combativa da nossa luta”, discursou. Chagas classificou de “infeliz” a decisão do Diretório Nacional do PT de não apoiar Flávio Dino ao governo do Maranhão. E concluiu afirmando que o estado terá uma “grande oportunidade de eleger um governador comprometido verdadeiramente com a juventude, com os movimentos sociais”.
O deputado Rubens Júnior, por sua vez, também destacou a força da juventude e aproveitou para lamentar o fato de centenas de jovens maranhenses serem obrigados a deixar o Maranhão para trabalhar em outros estados. “Muitos tem que deixar a escola para trabalhar”, protestou. Bira do Pindaré e Terezinha Fernandes, ambos do PT, aproveitaram o ato para criticar a decisão do Diretório Nacional do seu partido e conclamar os jovens a irem às ruas para elegerem Flávio Dino. Eles se solidarizaram com o deputado Domingo Dutra e com Manoel da Conceição, ambos em vigília no plenário da Câmara Federal, em protesto contra a decisão do PT. “Não vamos baixar a cabeça”, garantiu Bira do Pindaré. Quem também pediu o empenho da juventude na campanha de Flávio Dino, foi o ex-governador do estado, e pré-candidato ao Senado pelo PSB, José Reinaldo. Disse, ainda, que o povo maranhense clama por mudança e que Flávio Dino é o único candidato a representar o novo no Maranhão.
Flávio Dino iniciou o seu discurso lembrando os péssimos indicadores sociais do estado. Falou, inicialmente, do elevado número da mortalidade infantil no estado. Segundo ele, de cada mil crianças nascidas 33 morrem antes de completar um ano de idade. Disse, ainda, que 25% dos jovens não conseguem concluir o ensino médio. “Temos um grande desafio pela frente”, ressaltou. Para Flávio Dino, o Maranhão reúne todas as condições favoráveis para crescer, mas não cresce por culpa de um modelo de desenvolvimento equivocado, que predomina no estado. “Nos ajudem nessa caminhada e vocês não vão se envergonhar”, conclamou Dino.