Nome de Bergson Gurjão disputa votação de conjunto habitacional
Numa ação inédita, moradores escolhem nome para conjunto habitacional. A escolha será hoje (02/06), a partir das 18h30, na praça da igreja do bairro Ellery (Rua Dr. Almeida Filho esquina com rua Dr. Atualpa)
Publicado 02/06/2010 10:37 | Editado 04/03/2020 16:33
Na noite desta quarta-feira, dia 2 de junho, os moradores dos bairros Ellery, Monte Castelo e São Gerardo participam de votação para escolher o nome do conjunto habitacional que receberá as famílias da área de risco do açude João Lopes. A assembleia acontece na praça da igreja do bairro Ellery, ao lado da área de risco, a partir das 18h30.
Para a presidente da Associação Comunitária Filantrópica do Monte Castelo, Conceição Abreu, é a primeira vez que a própria comunidade escolhe o nome de um conjunto habitacional construído pelo poder público. Ela defende que, além de democrático, o processo fortalece a participação e organização dos moradores, tanto os que vão sair da área de risco como os que vão continuar na comunidade.
O processo é coordenado pelo Conselho Gestor, formado por representantes de entidades e instituições dos três bairros do entorno do açude, que fiscaliza a obra. Além dos moradores destes bairros, podem votar os integrantes das entidades que integram o Conselho. Durante os meses de abril e maio, a população foi convidada a fazer sugestões de nomes e apareceram quase 150 propostas. O conselho, baseado em critérios, escolheu os dez que disputarão a votação final.
Para votar, o morador/a precisa apresentar documento com foto e preencher um cadastro. No ato receberá a cédula de votação com os dez nomes finalistas, podendo votar em apenas um. A votação ocorre após a apresentação e defesa dos nomes e a apuração será feita no final da Assembleia sendo o vencedor o nome que conseguir o maior número de votos.
Sobre o projeto
O projeto de reurbanização e reassentamento do açude João Lopes é executado pela Prefeitura de Fortaleza, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Prevê, além das 88 moradias, a reurbanização da área com a construção de equipamentos para geração de renda (cozinha e lavanderia comunitárias) e prática de esportes no entorno do açude.
Programação da Assembleia de votação
18h30 às 20h30 – cadastramento dos eleitores/as
19h30 às 20h20 – apresentação e defesa dos dez nomes finalistas
20h30 – votação em cédula
20h45 – apuração
21h – Divulgação do resultado
Veja os dez nomes (naturais ou de pessoas falecidas)
1. Francisco Antonio Guimarães (Querido) – (Liderança esportiva do Bairro Monte Castelo);
2. Zilda Arns (Fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral do Idoso);
3. Dom Aloisio Lorscheider (ex-arcebispo de Fortaleza e Aparecida);
4. Maria José Gomes (Dona Pedra) – (uma das fundadoras da Associação e da Creche do Bairro Ellery e apoiadora da luta pela habitação na região);
5. João Lopes (nome do açude localizado entre os bairros Ellery e Monte Castelo onde começou o processo de ocupação da área);
6. Emília de Freitas (escritora, abolicionista e feminista cearense que viveu e atuou na segunda metade do século 19);
7. Mandacaru (lembra a resistência dos moradores da região em defesa da habitação e de melhores condições de vida);
8. Rachel de Queiroz (escritora cearense que viveu,
9. Jaqueline Carneiro (mulher que foi barbaramente assassinada, no bairro Ellery, no ano de 2005);
10. Bergson Gurjão (Líder estudantil da Universidade Federal do Ceará e militante do PCdoB, morto pela Ditadura Militar na Guerrilha do Araguaia).
A ordem obedece a mesma da cédula de votação, definida por sorteio.
Fonte: Conselho Gestor do Açude João Lopes