Prefeito e ministro fazem coletiva sobre Praça da Juventude

Antes da grande festa de inauguração da primeira Praça da Juventude do país, nesta sexta, 28, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, concederam entrevista coletiva no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Na oportunidade, Edvaldo destacou a importância do pioneirismo da obra e os seus benefícios para o incentivo ao esporte e desenvolvimento social dos sergipanos.

"Aracaju tem o privilégio de, através do Ministério dos Esportes, inaugurar a primeira Praça da Juventude do país. Para nós é um orgulho poder entregar aos aracajuanos esse novo modelo de praça que mudará de maneira substancial a vida de muita gente. A praça é um verdadeiro complexo de atividades, com quadras esportivas, equipamentos de ginástica e parque infantil, que proporcionarão lazer, esporte e vida social à população do Augusto Franco", disse o prefeito.

Com investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões, dos quais R$ 600 mil de recursos municipais, a Praça da Juventude, localizada no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, conta com 20.400 m², onde estão distribuídas pistas de atletismo, ciclovia, ginásio poliesportivo coberto, pista de skate, entre outros equipamentos públicos. "A praça atenderá ao cidadão de todas as idades. A obra está muito bonita e tenho certeza que irá agradar a todos. Com ela atendemos a política do governo em investir na infraestrutura esportiva em todo o país. Vale lembrar que a praça não é somente para o esporte, é lazer, é saúde, é educação", afirmou Edvaldo Nogueira.

Após agradecer ao ministro Orlando Silva pela realização da praça, o prefeito aproveitou a ocasião para entregar um ofício no qual solicita a presença de Aracaju na lista das cidades que serão subsede da Copa de 2014. "Aracaju está se preparando e, por isso, peço aqui oficialmente que ela seja uma das cidades a hospedar uma das seleções participantes do campeonato mundial. Espero que o ministro possa atender nossa solicitação", informou.

Em resposta, o ministro Orlando Silva garantiu total empenho no atendimento à solicitação do prefeito Edvaldo Nogueira. "Sou vizinho de Aracaju [o ministro é natural da Bahia], conheço a cidade, sei da sua capacidade de hospedar uma equipe do mundial e pode ter a certeza de que somarei esforços para fazer com que a cidade seja subsede da Copa de 2014", frisou.

E sem esconder a satisfação de participar da inauguração da primeira Praça da Juventude do país, o ministro ressaltou os avanços do Governo Federal na área esportiva e o apoio da Prefeitura de Aracaju na concretização da obra. "Fico muito feliz em estar aqui hoje participando dessa grande festa. É um grande privilégio estar nessa cidade que sempre acompanhou os projetos do Governo Federal, no incentivo ao esporte. O governo assumiu o compromisso de melhorar a infraestrutura esportiva do país com a construção de praças e reforma de mini ginásios. E Aracaju reflete, com maestria, essa política do Ministério do Esporte", afirmou.

Segundo Tempo

Ainda em seu discurso, Orlando Silva lamentou sua ausência no lançamento do projeto Segundo Tempo, do Governo do Estado, realizado na última quinta, 27, no Ginásio Constâncio Vieira. "Infelizmente não participei da festa, mas fico feliz em saber que o projeto beneficiará 10 mil pessoas de 40 municípios sergipanos. Aqui em Aracaju, o Segundo Tempo já é desenvolvido e atende 6 mil crianças e adolescentes. Isso demonstra o quanto Sergipe está em sintonia com o Governo Federal no desenvolvimento da sua política esportiva", destacou.

Segundo o ministro, estão sendo construídas 150 Praças da Juventude em todo o país, mas a expectativa do Governo Federal é construir mais 800 e fazer a reforma de 10 mil mini-ginásios, entre o período de 2011 a 2014. Em Sergipe, além de Aracaju, os municípios de Frei Paulo, Aquidabã, Itaporanga D'Ajuda, Itabaianinha, Itabaiana, Nossa Senhora do socorro, Nossa Senhora da Glória e Tobias Barreto também serão contemplados com a construção da Praça da Juventude.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Maurício Pimentel, o obra é mais um grande avanço na execução de ações de incentivo ao esporte sergipano. "Essa praça é de grande importância, pois permite que jovens, crianças e adultos tenham além de um lugar de lazer, a possibilidade de praticar diversas modalidades esportivas. Isso demonstra a preocupação dos governos federal, estadual e municipal em promover o crescimento e aperfeiçoamento do esporte sergipano", disse.

A praça, que está localiza no conjunto Augusto Franco, o mais populoso da capital sergipana, com 60 mil habitantes, vai concentrar grande parte das atividades de esporte e lazer já realizadas no município, como o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), também em parceria com o Ministério do Esporte.

Sobre o projeto

A intenção do projeto, lançado em 2008, é oferecer espaços que aliem saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades esportivas e socioeducativas diversificadas que promovam a inclusão digital, a produção cultural e científica, e a convivência comunitária. O foco são os bairros que possuam pouco ou nenhum equipamento de esporte e lazer.

Cada unidade do projeto Praça da Juventude terá cerca de sete mil m² e prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infra-estrutura completa apresenta-se em módulos: pistas para salto triplo e à distância, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, área de exercícios, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena, centro de convivência da terceira idade com sala de ginástica, quiosque de alimentação, vestiários e arquibancadas, dentre outros.

Presenças

Marcaram presença na coletiva os secretários municipais Bosco Rolemberg (Gabiente), Karla Trindade (Governo), Dulcival Santana (Seplan), Carlos Magno (Fundat), Paulo Costa (Emurb), Osvaldo Nascimento (SMTT), Jeferson Passos (Sefin), Waldoilson Leite (Funcaju), a presidente do diretório estadual do PCdoB, Tânia Soares, e o presidente do diretório municipal, Halisson Souza. Também participaram do evento representantes do União da Juventude Socialista de Sergipe que, na oportunidade, entregaram camisas da entidade ao prefeito e ao ministro.