Em entrevista, Dilma Rousseff destaca experiência da saúde no CE
A candidata a presidente da República, ex-ministra Dilma Rousseff, em entrevista a rádio CBN, afirmou que “estarreço-me pelo fato de que foi feito toda uma campanha pela extinção da CPMF. E não viu resultados práticos no bolso do consumidor quando a CPMF caiu”.
Publicado 27/05/2010 11:35 | Editado 04/03/2020 16:33
Durante a entrevista Dilma falou sobre as políticas de melhoria para saúde, destacando o que já foi feito na garantia da universalização da saúde, com a ampliação de unidades de assistência e com o trabalho das equipes de saúde da família.
Nos serviços de urgência, Dilma Rousseff ressaltou a construção de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em várias regiões do país. Para a ex-ministra, o programa de construção das policlínicas regionais do Ceará, com o aumento do acesso a exames e serviços especializados na região onde as pessoas moram, é uma experiência a ser replicada. Nas policlínicas, a população do interior terá acesso a exames que hoje são realizados, na rede pública, apenas na capital, como a ressonância magnética.
Durante a sua passagem por Fortaleza, no mês passado, Dilma solicitou ao então secretário da saúde do Ceará, João Ananias, os projetos da pasta para analisar e agregar ao seu plano de governo. João Ananias destaca, além da expansão da assistência especializada em todo o interior do Estado, o modelo de gestão dessas novas unidades. “Nas policlínicas regionais, no total de 21, e os 16 Centros de Especialidades Odontológicas a gestão é através dos consórcios regionais de saúde, uma estratégia nova na administração pública no Estado, que fortalece a regionalização, unindo Estados e municípios da região na gestão e no custeio das unidades”.
Fonte: Blog do João Ananias