Vereador de Cubatão é morto com tiros na cabeça

O vereador de Cubatão (56 km de SP) João Santana de Moura Villar (PDT), 52, conhecido como Tucla, foi assassinado com quatro tiros –dois na cabeça, um no tórax e outro no ombro– na tarde desta quarta-feira, no Jardim Casqueiro, perto de sua residência.

Tucla chegou a ser socorrido no pronto-socorro de Cubatão, mas não resistiu aos ferimentos. O velório será na Câmara.

O presidente da Câmara, José Roberto Azzoline Soares (PSB), conhecido como Alemão, afirmou que ainda não há pistas sobre a causa e de quem cometeu o crime. "Eu não tenho conhecimento de que ele tinha inimigos. Uma pessoa que é ameaçada não faz caminhada sozinha como ele fazia. Não sei o que aconteceu", disse.

Tucla foi presidente da Câmara entre 2007 e 2008 e estava em sua terceira legislatura. Em agosto de 2009, seu motorista, Alex Renildo de Barros, também foi assassinado. De acordo com Alemão, o crime ainda não foi esclarecido.

Violência

Cubatão é a mais violenta entre as 71 cidades com mais de 100 mil habitantes de São Paulo e atingiu no primeiro trimestre taxas de homicídio que representam mais do dobro dos índices da capital e duas vezes e meia a média de todo o Estado.

No primeiro trimestre, Cubatão teve nove assassinatos, chegou a 7,14 mortes por 100 mil habitantes.

Entre os dias 17 e 26 de abril, a Baixada Santista enfrentou uma onda de violência, foram 23 assassinatos nas quatro maiores cidades do litoral de São Paulo– Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande.

Da redação, com Folha de S.Paulo