Sem categoria

Tragédia em SC: Cresce o número de cidades atingidas pelas chuvas

Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (17) pela Defesa Civil de Santa Catarina subiu para 42 o número de cidades que decretaram situação de emergência no estado em decorrência das chuvas que atingem a região desde a última terça-feira (11). Os afetados passam de 266 mil, e os desalojados e desabrigados somam 4.157. Ainda de acordo com o órgão, um homem de 76 anos continua desaparecido no município de Anitápolis após um deslizamento de terra.

Na tarde de ontem Florianópolis (SC) decretou estado de emergência por causa da forte ressaca que atingiu a ilha. De acordo com as informações da Defesa Civil, 21 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 1.800 foram atingidas, principalmente na região que abrange a praia da Armação. Ao todo, 71 casas foram danificadas.

Segundo a deputada Ângela Albino, do PCdoB de Santa Catarina, a situação é ainda pior nos municípios do interior do estado. “Percebemos que nos municípios a atuação da Defesa Civil é bastante deficitária. Durante uma visita à cidade de Criciúma (no sul do Estado), atingida pelas fortes chuvas da semana passada, nos deparamos com uma realidade bastante preocupante. Dias depois do alagamento a população continuava solicitando que a prefeitura fizesse a retirada do entulho acumulado nas ruas e portas das casas”.

A deputada alerta também que a previsão da formação de um Ciclone Extratropical no oceano agrava ainda mais a situação em Santa Catarina. “É muito preocupante porque algumas cidades ainda nem conseguiram se recuperar dos danos causados pelas chuvas do final de semana”.

No estado todo, 42 municípios estão em estado de emergência. São eles Anitápolis, Araranguá, Armazém, Balneário Arroio do Silva, Barra Velha, Balneário Gaivota, Braço do Norte, Bom Jardim da Serra, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Florianópolis, Garopaba, Gravatal, Grão Pará, Içara, Imaruí, Jaguaruna, Jacinto Machado, Laguna, Lauro Muller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Morro Grande, Orleans, Passo de Torres, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Bonifácio, São Ludgero, São Martinho, Siderópolis, Timbé do Sul, Tubarão, Turvo, Treze de Maio, Urubici, Urussanga e Videira.