PCdoB define apoio a Mercadante e lança Netinho ao Senado
Nesta segunda-feira (17/5) a Comissão Política Estadual do PCdoB-SP se reuniu para aprovar o apoio do partido à candidatura de Aloísio Mercadante ao governo de São Paulo. A oficialização do apoio acontecerá na próxima sexta-feira (21/5), durante ato político, às 14h, no Hotel Shelton Inn (na rua Cásper Líbero, 115). Nesse mesmo dia, será lançada a candidatura de Netinho de Paula como candidato ao Senado.
Publicado 18/05/2010 09:59 | Editado 04/03/2020 17:18
A Comissão Política do PCdoB aprovou resolução salientando que a possibilidade de vitória de Mercadante é real, por compreender que “nada mais tem a oferecer aos paulistas a política do PSDB-DEM que privatizou o patrimônio público do Estado, eximiu-se da responsabilidade de elevar a qualidade da educação e da saúde públicas e deixou a população refém da criminalidade e da insegurança”.
Para o PCdoB-SP, selar a aliança com Mercadante compondo a chapa majoritária com a candidatura de Netinho de Paula ao Senado é um passo importante para garantir a vitória de Dilma Rousseff. (leia a integra da nota abaixo)
A crise na Europa
Os dirigentes comunistas dedicaram um espaço da reunião para discutir a situação econômica internacional. Para tanto, convidaram o jornalista Dilermando Toni para fazer uma breve análise sobre o tema.
Dilermando iniciou destacando que o cenário econômico internacional que cerca o Brasil no momento é marcado por um ambiente de instabilidades e incertezas. “Normalmente, profundas recessões são seguidas de grandes retomadas, mas essa recessão foi desencadeada por uma crise financeira que prejudicou o sistema financeiro e reduziu sua capacidade de fornecer crédito aos setores produtivos. A retomada após esse tipo de crise é lenta e fraca”, disse citando artigo da revista Economist. Isso explica o porquê da recuperação econômica dos Estados Unidos estar acontecendo de forma lenta e fraca, apesar de aparecem alguns sinais positivos, conclui Toni.
No caso da Europa, parte dos países encontra-se com a economia estagnada, no caso dos mais ricos, e a outra parte está em crise (os países pobres e subordinados). “Esta crise pode contaminar o restante do continente. O epicentro está na Grécia, que é um país de economia média e passa por uma situação grave”, alertou Dilermando.
Enquanto isso, a situação dos países emergentes é de uma forte perspectiva de retomada. As projeções de crescimento para a China são da ordem de 10%, na Índia de 7%, o Brasil tem estimativas entre 5 e 6% e no mínimo 5% na Rússia. “O fato da crise não ter se manifestado de forma tão forte nestes países se deve a algumas características naturais e outras que foram construídas no último período. Por exemplo, as reservas de matérias primas e de energia se encontram nesses países. Outro fator é que as reservas internacionais desses países – que antes eram devedores – são de 3,5 trilhões de dólares. É um novo cenário na economia mundial. O que aconteceu é que o mundo rico se transformou no mundo mais endividado com a banca internacional e com os países em desenvolvimento”, esclareceu.
Resolução do PCdoB-SP sobre a sucessão estadual
Tendo em vista a realização da Convenção eleitoral do Partido que se realizará no dia 19 de junho, a Comissão Política Estadual resolve encaminhar para aprovação o apoio à candidatura ao governo de Aloísio Mercadante, do Partido dos Trabalhadores.
A pré-candidatura de Mercadante constitui-se em são Paulo no principal pólo de sustentação do projeto iniciado pelo governo do presidente Lula e, consequentemente, será base fundamental de apoio à candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. Por isso já reúne ampla frente de partidos, o apoio de grande número de prefeitos e vereadores em todas as regiões, expressivo engajamento do movimento sindical e social do estado.
Aloísio Mercadante é uma das principais lideranças políticas de São Paulo, senador reeleito com mais de 10 milhões de votos, profundo conhecedor da realidade, dos problemas e dos desafios que precisam ser enfrentados a frente do governo do Estado. É um político paulista respeitado, competente e comprometido com os interesses das camadas mais pobres da população, com os trabalhadores, os setores médios e produtivos da sociedade. O PCdoB tem um histórico profícuo na relação política com Mercadante, tendo com ele compartilhado a chapa ao governo em 2006 e ao senado em 2002.
Ao lado disso, o PCdoB participará de forma destacada na aliança que se forma em torno de Dilma e Mercadante, com a indicação de Netinho de Paula para uma das vagas ao senado, ao lado da ex-prefeita Marta Suplicy. A pré-candidatura de Netinho representa um objetivo e saudável processo de renovação das lideranças políticas de São Paulo, trazendo para a campanha a força e a representatividade do povo trabalhador, da massa popular, das mulheres e jovens que vivem a dura labuta nas nossas cidades.
O PCdoB de São Paulo confia na possibilidade da vitória, compreendendo que nada mais tem a oferecer aos paulistas a política do PSDB-DEM que privatizou o patrimônio público do Estado, eximiu-se da responsabilidade de elevar a qualidade da educação e da saúde públicas e deixou a população refém da criminalidade e da insegurança.
É hora e vez de colocar São Paulo em compasso com o novo projeto de desenvolvimento nacional – soberano, sustentável, democrático, com distribuição de renda e valorização do trabalho e da produção. O caminho é a vitória de Dilma e Mercadante, Netinho de Paula e Marta Suplicy ao senado.
São Paulo, 17 de maio de 2010
Comissão Política Estadual do PCdoB São Paulo