Nova edição de Racismo à Brasileira foi lançado em Goiânia
A nova edição do livro, "Racismo à Brasileira: Raízes Históricas” foi lançado em Goiânia. Obra do escritor Martiniano José Silva chega à quarta edição com dados atualizados e ampliados.
Publicado 18/05/2010 10:04 | Editado 04/03/2020 16:43
O escritor Martiniano José Silva lançou nesta sexta-feira, dia 14 de maio, em Goiânia, a quarta edição de sua principal obra, o livro “Racismo à Brasileira: Raízes Históricas”.
O evento aconteceu no fim da tarde no mini-auditório do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) com a presença de intelectuais, ativistas e amigos.
Obra
Publicado originalmente em 1985, o trabalho teve dados atualizados e ampliados pelo autor, antes de voltar às livrarias pela Editora Anita Garibaldi. A realização do lançamento é do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes da UFG (NEAAD).
Martiniano é um dos principais estudiosos do racismo no Brasil. Na obra, avalia as razões sócio-históricas e culturais do assunto no país. Para esta edição, preparou relatos do racismo no Brasil nos últimos vinte anos, em suas diversas manifestações: desde a exigência pela “boa aparência”, aos racismos acadêmico, individual e institucional.
Advogado, mestre em História Social pela UFG e professor universitário, Martiniano nasceu no interior da Bahia em 1936 e é filho de um casal de lavradores. Possui 12 livros publicados ou no prelo. Atualmente, também exerce a função de secretário Municipal da Cultura e Turismo de Mineiros, cidade onde reside.
Fonte: Alfredo Mergulhão (www.fabiotokarski.com.br)