Presidentes do G15 chegam a Teerã para reunião de cúpula
Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais quatro presidentes já estão em Teerã, capital iraniana, para participar na segunda-feira (17) do encontro do G15 (Argélia, Argentina, Brasil, Chile, Egito, Índia, Indonésia, Irã, Jamaica, Quênia, Nigéria, Malásia, México, Peru, Senegal, Sri Lanka, Venezuela e Zimbabwe). O Irã entrou para o G15 em 2006.
Publicado 16/05/2010 17:40
De acordo com informações da Irna, agência de notícias do governo iraniano, apesar de composto por 18 países, o grupo manteve a sigla pela qual se tornou conhecido. O G15 foi criado em setembro de 1989 para estabelecer o desenvolvimento econômico e a cooperação entre os países que o integram, principalmente nas áreas de investimentos, comércio e tecnologia.
Também já está em Teerã o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu. O Brasil e a Turquia defendem o diálogo com o Irã sobre as pressões que os EUA e aliados fazem contra o programa nuclear desenvolvido pelos iranianos.
Atualmente, discutem uma proposta feita pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, que sugeriu ao país procedimento diferente para enriquecer o urânio necessário para abastecer o país.
A agência propôs que o Irã enriqueça seu urânio em outro país, em níveis que impeçam o uso militar, para que haja certeza sobre as intenções pacíficas do governo de Mahmud Ahmadinejad.
Da redação, com informações da Agência Brasil