Disputa para Assembleia traz novidades na política de Mossoró
A disputa pelas vagas na Assembleia Legislativa é a que tem mais chances de trazer novidades para embates futuros na política de Mossoró. Nomes novos e antigos que tentam voltar fortalecidos à cena política da segunda cidade do Rio Grande do Norte serão candidatos.
Publicado 16/05/2010 15:02 | Editado 04/03/2020 17:08
Entre os políticos que se colocam como alternativas na disputa estão nomes como o dos vereadores Genivan Vale (PR) e Chico da Prefeitura, do ex-deputado estadual Francisco José (PMN) e do geógrafo Gutemberg Dias (PC do B) que foi candidato a vice-prefeito de Mossoró na chapa encabeçada pelo ex-vereador Renato Fernandes (PR).
Na categoria "vereador", Genivan Vale desponta como novidade e aposta no desempenho como oposicionista para conquistar o voto do eleitor mossoroense. Já Chico da Prefeitura não pode ser considerado uma novidade por causa da longa carreira política que acumula, seis mandatos de vereador. No entanto, ele seria o emergente na elite política de Mossoró caso seja eleito deputado estadual. O parlamentar aposta na associação ao nome da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que disputa o Governo do Estado.
Último vereador a conseguir deixar a Câmara Municipal rumo à Assembleia Legislativa, fato ocorrido em 1994, Francisco José sonha ressurgir das cinzas como fez em 2002. Assim como Chico, o "Irmãozinho", aposta na associação ao nome de Rosalba para se catapultar.
Os dois disputam os 18.616 votos "órfãos" que a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM), irmã de Rosalba, teve em todo o Estado, sendo 10.737 em Mossoró.
Já Gutemberg Dias deve apostar no eleitor que não quer votar nos grupos tradicionais de Mossoró. Essa foi estratégia do PC do B ao se aliar ao PR na terceira via nas eleições de 2008, quando a terceira via obteve 11.306 votos.
O volume de candidatos no pleito não deve assustar os detentores de mandato em Mossoró. Nas eleições de 2006, 116.029 eleitores votaram em algum candidato a deputado estadual no município. Sendo que os candidatos com base na cidade, entre eles Francisco José e Chico da Prefeitura, acumularam 71.011 sufrágios. Assim 45.018 votaram em candidatos de outras regiões.
Além disso, o eleitorado em Mossoró deve alcançar a casa dos 160 mil na segunda cidade do Estado. Em 2006, eram 149.398 pessoas aptas a votar.